quinta-feira, 25 de março de 2010

PROVANDO A DEUS

Talvez poucas pessoas vão lembrar, mas esse Blog no começo chamava-se “PROVANDO A DEUS”. Provar era no sentido de experimentar, como degustar um pouco de comida para perceber seu sabor. É claro que não queria, nem quero, dizer que se pode cortar uma fatia de Deus e degustá-Lo. É provar da bondade de Deus, do seu amor, conhecendo experimentalmente tudo isso e muito mais. Mas havia certos mal-entendidos, pessoas pensando que provar era ver se Deus é Deus, ou se Ele era capaz de fazer isso ou aquilo. Mas a idéia que eu tinha era provar no sentido de conhecer pela experiência.
É esse o sentido do seguinte versículo:
“Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.” (Salmos 34:8)
Li uma ilustração esses dias que gostei muito, a qual nos ajuda a entender esses conceitos, por isso então vou reproduzí-la resumidamente aqui com as minhas palavras.
Quatro homens queriam entender melhor a Deus para melhor testemunharem, e Lhe falaram isso. Deus então deu a cada um deles um pequeno frasco dizendo-lhes ter ali dentro, um pouco da Sua Divina Essência. O primeiro, pensando no que faria com o vidrinho, colocou-o numa corrente, pendurou no pescoço e saiu mostrando a todos. O segundo achou melhor construir uma capela e em um altar, depositou o frasco ali e convidou a todos a entrarem e verem a Essência de Deus. Já o terceiro concluiu que a melhor coisa a fazer seria levar o vidro para um laboratório, abri-lo e estudar profundamente seu conteúdo, e foi o que ele fez. O quarto levou o vidro precioso para casa, tomou um banho, se arrumou, abriu o frasco, passou a Essência em seus cabelos, pescoço, braços e saiu. Sem que ele precisasse falar, as pessoas notavam o perfume que dele exalava.
Confesso que não teria uma resposta direta caso você me perguntasse como transformar isso em algo prático. O que me ocorre é a resposta de Jesus aos discípulos de João Batista quando eles perguntaram ao Senhor onde Ele morava: “Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima.” (João 1:39)
Concluo compartilhando que tenho experimentado uma intimidade maior com Deus sempre que “vou” até Ele. Pois é! Às vezes estou longe disso

2 comentários:

  1. Caríssimo Xyko,

    Bela reflexão, como sempre...
    Provar significa estabelecer a verdade, conhecer a verdade... alcançar a verdade é alcançar o conhecimento da essência de alguma coisa e essência (ou substância) é aquilo que constitui sua natureza fundamental.
    Esse também pode ser o significado de experiência mística: é o contato fundamental com a divindade, com a realidade transcendental...
    Concordo com você que provar a Deus é ter acesso a um pouco de Sua essência, já que o todo nos é inalcançável.
    Os católicos acreditamos (pela fé) que a Sagrada Eucaristia, o pão consagrado e transubstanciado, bem como o vinho consagrado, são o próprio Deus, sua essência, sua substância (aquilo que subjaz)...
    Isso demonstra nossa necessidade ("fome" mesmo), nossa carência de provar , degustar Deus...
    E aquilo que comemos e bebemos passa também a fazer parte da gente, passa a ser nossa substância, nossa essência...
    Quem "prova" Deus vê como é bom e passa a incorporá-lo em sua essência e fazer parte da essência Dele.
    Desse modo, acho que eu beberia e "degustaria" o frasquinho de Divina Essência...


    Paz,

    ResponderExcluir
  2. Oi, Chico!

    Existem coisas que não precisam muita explicação. A presença de Deus na vida de uma pessoa e mais ainda a presença da pessoa diante de Deus é algo que se percebe logo. Quem experimentou a Deus exala realmente um perfume diferente. Sem esforço, sem teatro, sem querer convencer os outros... Simplesmente a pessoa é.
    E o mais importante, além de dar vontade de ficar perto de gente assim, dá vontade de fazer a mesma experiência de Deus. Isso vai além da pregação é evangelizar pela alegria da intimidade com o Senhor.

    Beijo

    Célia

    ResponderExcluir