segunda-feira, 15 de março de 2010

VEREI A DEUS

Ontem, assistindo a uma excelente aula sobre o Sermão do Monte, dada pelo Élcio Fernandes na Igreja da qual sou membro, investimos um tempo nesse versículo:
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” (Mateus 5:8)
Definindo “ver a Deus” o professor ilustrou mais ou menos da seguinte forma: “Imagine que você está de carro trafegando por uma estrada deserta, de madrugada, você está sem o celular, e o seu carro quebra. De repente, do nada, aparece um carro, pára sem você pedir, o motorista é um mecânico, ele tem no carro dele justamente a peça necessária para o conserto do seu carro, o homem faz o serviço e logo você está de novo a caminho”. Após isso poderíamos fazer uma oração de agradecimento a Deus ou continuar insensíveis. Devemos ver Deus nas manifestações do Seu cuidado amoroso. Essa foi a lição que o Élcio passou.
Eu pedi um aparte e disse: “Imagine que você está de carro trafegando por uma estrada deserta, de madrugada, você está sem o celular, e o seu carro quebra. De repente, do nada, começa a chover e não passa ninguém por ali”. Devemos também ver a Deus até nos momentos de apuro.
Até aqui tudo bem, estávamos refletindo pelos vários ângulos da questão. Então, o Paulo Berti, que assistia a aula do outro lado do salão falou o que mais me impactou. Ele começou dizendo que o cristão deve sempre ter o pensamento voltado para a eternidade (o que é verdade: “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.” Colossenses 3:2) e leu o versículo abaixo:
“Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.” (1 João 3:2)
E completou afirmando que nós veremos a Deus.
Já pensou? Nós veremos Deus frente a frente! UAU!!

2 comentários:

  1. Que proveitosa Escola Dominical... que maravilha, veremos a Deus face a face na eternidade, vemos a Deus em tudo no nosso dia a dia, vimos a Deus, em Jesus, "Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser."
    Deus quer mesmo ser visto!! Que queiramos vê-Lo, sempre e para sempre!

    Um abraço
    Andréia

    ResponderExcluir
  2. Caro Xyko,

    Talvez ver (captar através da visão nuances, cores e outros atributos relacionados à aparência) seja muito pouco para definir nossa relação com Deus... talvez os termos que a Célia gosta como experimentar, saborear, estejam mais próximos desse acontecimento.
    Para nos definirmos como humanos (definir = dar limite, dar fim, saber até onde se vai) temos que ter consciência de que não somos Deus, somos criaturas. Mas Deus quer que "voltemos" a Ele, voltemos ao Criador... potanto nesta vida, o sentido deve ser sempre "voltar" para Ele.
    Penso que ver a face de Deus talvez não seja possível, pois Deus não tem face, Deus é essência pura, Ele simplesmente é. Jesus Cristo é a face de Deus (este sim, certamente tem face) e o Espírito é quem nos habita.
    Nossa experiência com Deus começa com nossa criação (Pai), continua com a "visão" (Jesus) e se plenifica com o Espírito, tudo isso junto e ao mesmo tempo.
    Acho que não tem palavra para definir isso. Talvez o "conhecer" seja o mais próximo, não sei...
    Certamente dá o que pensar.


    Paz,

    ResponderExcluir