sexta-feira, 1 de outubro de 2010

HOMENS TRABALHANDO

Quando eu era estudante, aprendi na aula de Educação Moral e Cívica (Ainda existe essa matéria? Deveria existir!), que “o trabalho dignifica o homem”. Muito embora em determinadas épocas o trabalho tenha sido visto como degradante. Por ser uma atividade social essencial, trabalhar dá a importância ao indivíduo no meio em que vive. Quem não trabalha se torna um parasita. Todas as pessoas a quem Deus chamou para uma obra específica estavam ocupados. Note esse trecho:
“Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores.” (Marcos 1:16)
Há um ditado popular que eu penso ter muita sabedoria ensinada ali: “Se quiser pedir para alguém lhe fazer algo, peça a quem está ocupado”. É uma questão de ritmo. Uma pessoa desocupada geralmente demora a sair da inércia. Sua tendência é continuar do jeito em que está. Já quem está ocupado, já está, digamos assim, aquecido.
“Nunca mande um preguiçoso fazer alguma coisa; ele será tão irritante como vinagre nos dentes ou fumaça nos olhos.” (Provérbios 10:26 NTLH)
De ociosidade danosa temos um exemplo bíblico que me é marcante:
“Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa. Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa. A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida.” (2 Samuel 11:1-5)
O resto da história você conhece. Se não, leia lá.

Um comentário:

  1. Realmente o trabalho edifica o homem, levanta a alta estima, ocupa a mente, traz o sustento, enfim, é tudo de bom!!!Ciça.

    ResponderExcluir