segunda-feira, 30 de maio de 2011

IGREJA SEM GRAÇA

Certa vez eu escrevi um texto no fim do qual eu perguntei àqueles que porventura lessem aquilo, se a sua (deles) Igreja estava pronta para acolher viciados em drogas, homossexuais e prostitutas em seu meio. Muitos me responderam direta e objetivamente que NÃO, teriam que aprender muito ainda.
Mas houve alguém (que na época trabalhava com missões) que, primeiro, só achava concebível esse acolhimento se fossem ex-viciados, ex-homossexuais e ex-prostitutas. E propunha que a Igreja fizesse uma congregação à parte, para que as pessoas com essas características ali se reunissem. Segundo essa pessoa, em datas especiais tais como Páscoa, Natal e Dia das Mães, os participantes da referida congregação poderiam ir na “Igreja Mãe”.
Isso revelou um enorme farisaísmo, falta absoluta de graça e misericórdia, mas principalmente uma profunda falta de amor cristão.
Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu. E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos. Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento].” (Mateus 9:9-13)
Se as minorias, e aqui incluo os deficientes físicos, negros e idosos, não tiverem o acolhimento da Igreja, terão de quem? E se não tiverem um lugar que os ame verdadeiramente, o que será deles?
Acolher, de forma alguma significa concordar ou ser complacente com as práticas pecaminosas levadas a efeito por aqueles que estão sendo acolhidos. Acolher é, em última análise, AMAR.
E a sua Igreja, é amorosamente acolhedora?
E você?
PARA REFLETIR:
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança! Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.” (Mateus 23:23-28)

4 comentários:

  1. Devemos sim acolher essas pessoas amando(viciados, prostitutas, hossexuais, etc..), mas nao amar a atitude pecaminosa deles!! Cintia

    ResponderExcluir
  2. Ao tratar desse assunto, sempre considero o seguinte versículo:“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas.” 1 Coríntios 6:9
    O missionário citado tem razao ao propor um meio termo.
    A PAZ, Ezequiel da Silva.

    ResponderExcluir
  3. Jesus andava com todo tipo de gente - prostitutas, coletores de impostos corruptos, pescadores rudes, ladrões - e recebia a todos. Li certa vez que Deus nos ama de tal maneira que nos aceita como somos para nos tornar melhores do que somos. Precisamos tomar cuidado com a arrogância espiritual que nos leva a achar que somos mais santos, mais devotados que os demais por não cometermos certos pecados. As pessoas com quem Jesus foi mais duro foram exatamente aquelas que tinham aparencia de santidade, que julgavam os outros, que se orgulhavam de sua religiosidade e que "não se misturavam com os pecadores". Jesus diz em Mateus 21.31 que publicanos e meretrizes precederão a estes no reino dos céus.

    ResponderExcluir
  4. Achei essa poesia entre os meus arquivos e quis deixá-la aqui para vc e para os que passarem por aqui...

    ...Enche minh’alma de amor
    Pela arte e por todas as criaturas.
    Sustenta a força do meu coração
    Para que eu esteja sempre pronto a servir
    Ao pobre e ao rico,
    Ao amigo e ao inimigo,
    Ao bondoso e ao malvado,
    E faz com que eu não veja
    Senão o humano
    Naquele que sofre.

    Guimarães Rosa

    ResponderExcluir