quarta-feira, 11 de maio de 2011

MAIS VALE QUEM CAI E SE LEVANTA DO QUE QUEM NÃO ADMITE A QUEDA

Logo no começo da minha vida cristã eu fiquei fascinado com o fato de, a cada queda nós termos a chance de recomeçar e prosseguir.
Há uma música do Jorge Aragão, bem antiga por sinal, intitulada Volta Por Cima, a qual, a certa altura diz o seguinte: “...Um homem de moral/Não fica no chão/Nem quer que mulher/Lhe venha dar a mão/Reconhece a queda/E não desanima/Levanta, sacode a poeira/E dá a volta por cima”.
Uma das mais fatais armadilhas nas quais podemos ficar presos é, ou por influência dos demônios ou por nós mesmos, acharmos que após um pecado, estamos perdidos. Acreditamos então, que Deus não nos ama, nos rejeita, nunca mais vai nos usar e perdemos definitivamente a comunhão com Ele.
No entanto, observe esse versículo:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9)
Esse é o principal resultado da graça, da misericórdia e do amor. Deus é sempre longânimo para conosco, nós é que somos legalistas e perfeccionistas em tudo o que se refere à nossa vida. Como não conseguimos cumprir o ideal desejado, nos disfarçamos e vivemos hipocritamente. Até chegar ao ponto de acreditarmos que o nosso eu mentiroso é o nosso eu verdadeiro. Você não acredita que isso é possível? Então leia esse versículo:
“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tiago 1:22)
Costumo afirmar que é fácil saber o que uma pessoa foi, difícil é saber quem ela quer ser. É sinal de maturidade seguir adiante:
“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição (ou “maturidade”); mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:12-14)
PARA REFLETIR:
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17)

2 comentários:

  1. Errar vamos continuar errando, mas temos que pedir perdao e acreditar na Graca de Deus em nos perdoar , entao, devemos levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima rsrsrrs,Cintia

    ResponderExcluir
  2. Caro Xyko,

    Para mim, essa questão de aceitar o perdão fica bem clara quando contemplamos as histórias de Pedro e Judas Iscariotes.
    Ambos traíram Jesus mas apenas Pedro conseguiu sobreviver...
    Alguns autores apontam o "galo", que cantou após a traição de Pedro, como símbolo do próprio Espírito Santo, enviado por Jesus para salvar Pedro e fundar sua Igreja.
    Todos nomes derivados de Alex (gr. alector - protetor, arauto, aquele que vai antes, galo) como Alexandre(a), Aléssio(a), Sandro(a), etc, evocam e celebram essa idéia.
    Somente com a Graça, dada "gratuitamente" através do Espírito Santo, podemos superar a autossuficiência e aceitarmos o perdão amoroso de Deus.


    Paz,

    ResponderExcluir