segunda-feira, 2 de maio de 2011

O QUE É QUE EU IA FALAR?

Durante alguns meses acompanhei um paciente que havia levado, acidentalmente, um tiro no abdômen. No processo de recuperação o Maurício (vamos chamá-lo assim) acabou pegando uma infecção muito forte. Devido aos muitos medicamentos e à própria infecção, durante um bom período ele perdeu a memória recente. Era como aquele filme “Como se fosse a primeira vez”. Todo dia a esposa do Maurício, a Débora, me apresentava a ele: “Querido, esse é o Pastor Chico, ele tem vindo ver você todos os dias”. Ele apertava a minha mão, dizia muito prazer, e começávamos a conversar. No dia seguinte era a mesma coisa: “Querido, esse é o Pastor Chico, ele tem vindo ver você todos os dias”.
A Thaís, voluntária lá no HC pelo Projeto TUM-TÁ, foi quem relacionou essa patologia com o fato, não raro por sinal, de diariamente nos esquecermos do que Deus nos fez recentemente. Ou do próprio Deus, ou dos pecados que cometemos, enfim, muitas vezes padecemos da “perda da memória espiritual recente”.
Veja esse exemplo bíblico:
Jesus disse: —Os homens que foram curados (da lepra) eram dez. Onde estão os outros nove? Por que somente este estrangeiro (samaritano) voltou para louvar a Deus?” (Lucas 17:17-18 NTLH)
Eu entendo que essa é uma das razões pelas quais somos exortados a viver o cristianismo a “cada dia”:
Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.” (Lucas 9:23)
PARA REFLETIR:
Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” (Isaías 49:15)

2 comentários:

  1. É verdade....quantas vezes não esqueci (e continuo esquecendo) o que Deus tem feito por mim... Mas graças a Deus Ele não nos trata como nós o tratamos, senão estaríamos perdidos! Gosto muito de um hino antigo que diz:
    "Conta as bênçãos, conta quantas são,
    Recebidas da Divina Mão,
    Uma a uma, dize-as de uma vez.
    Hás de ver surpreso quanto Deus já fez!"

    Precisamos contar as bênçãos que Deus nos tem dado. Não só contar em números, mas também contar aos outros o que Deus tem feito por nós. Temos uma memória muito curta,por isso precisamos contar diariamente as bênçãos recebidas. Se deixamos para depois, corremos o risco de esquecer... Pensando bem, somos ingratos por natureza, temos uma forte tendência a esquecer...Afinal, dos dez leprosos, só um voltou para agradecer.Que Deus nos ajude a vencer essa tendência e nos dê um coração grato!
    Heloisa

    ResponderExcluir
  2. o dificil e lembrar da graca de Deus td dias, ainda bem que Ele tem muita graca pra nos dar.Cintia

    ResponderExcluir