quarta-feira, 25 de maio de 2011

TUDO SOB CONTROLE

Eu estava comendo um lanche, à mesa, quando uns amigos e a menina que eu namorava na época vieram por trás de mim e, com uma tesoura, começaram a cortar meu cabelo (o qual chegava aos ombros). Foi a forma carinhosa que eles escolheram para me contar que eu passara no vestibular.
À noite, já deitado para dormir, um pensamento me ocorreu: “Agora que estou na faculdade, nada nem ninguém me segura”. Eu acreditava que tinha controle sobre tudo.
“As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR Deus quem dá a última palavra.” (Provérbios 16:1 NTLH)
Quando cheguei ao último ano da faculdade, tive que abandoná-la, pois meu pai por causa da bebida saiu de casa (depois se recuperou e voltou), perdi meu emprego, fomos (minha mãe e eu) morar com meu irmão, e aquela namorada terminou comigo e com menos de 30 dias ela já namorava outro. Tudo isso no mesmo ano.
Aprendi que não podemos ter a pretensão de achar que temos controle de tudo.
Um homem em uma praia, pode ser atingido por um tsunami com ondas de 10 metros, ou então ter seu corpo invadido por uma bactéria microscópica, e morrer por causa de um ou de outra dessas causas. E não ter como evitar.
“A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o SENHOR.” (Provérbios 16:9 NTLH)
PARA REFLETIR:
“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.” (Tiago 4:13-16)

Um comentário:

  1. Caríssimo,

    Concordo plenamente, temos a "tentação" de querermos controlar tudo, às vezes até de forma neurótica... aí, quando alguma coisa dá errado, bate o desespero.
    Aceitar nossa impossibilidade de controle sobre tudo (principalmente sobre as pessoas) é um grande exercício de humildade e libertação...
    Chega a ser, inclusive, uma crueldade conosco mesmo e com as pessoas querer forçar essa atitude.


    Paz,

    ResponderExcluir