terça-feira, 28 de abril de 2009

ATÉ DEBAIXO DÁGUA


Um amigo meu, militar, me contou há muito tempo atrás, como era feito um determinado treinamento nos quartéis do Exército. Eles davam na mão do soldado um F.A.L. (Fuzil Automático Leve) e o ensinavam a desmontar, limpar e montar novamente aquela arma. Cronometrando o tempo usado nessa operação, os oficiais exigiam que o exercício fosse feito cada vez mais rápido. Depois de treinar exaustivamente, os recrutas passavam a fazer a limpeza total do fuzil debaixo de chuva e até no escuro. De tanto fazer aquilo nas mais adversas situações, aquela atividade era feita quase que irrefletidamente, sem pensar. Tornava-se um hábito.
Deus colocou em nosso cérebro, utilizando uma parte do mesmo chamada “gânglios basais” (é isso mesmo, Venâncio?), um expediente que possibilita que atividades rotineiras possam ser, depois de um aprendizado e treinamento, realizadas inconscientemente. O dirigir um automóvel é o exemplo clássico. Para um motorista experiente, a maior parte das operações realizadas ao volante são automáticas. Para o novato, sobram pedais, os botões e alavancas são infinitos e ainda é necessário olhar para todas as direções ao mesmo tempo. Uma tarefa aparentemente, aos olhos humanos, impossível de se realizar.
Em algumas áreas da nossa vida adquirimos hábitos pecaminosos os quais cometemos sem ao menos pensar, já insensíveis aos sinais e advertências dados pelo Espírito Santo. Alguns exemplos: falar mal de alguém, olhar com sensualidade para uma pessoa, mentir, revidar vingativamente, e outros mais.
Mas note o seguinte: assim como fomos “treinados”, ou habituados a agir pecaminosamente, também o podemos fazer para hábitos sadios e que agradam a Deus.
Comece meditando nesses trechos:
“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;” (Colossenses 3:1-5)
“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:16-17)

Um comentário:

  1. Caro Xyko, Paz

    Você me fez lembrar daquele ditado: Cuide de seus pensamentos, porque se tornarão suas ações. Cuide de suas ações, porque se tornarão seus hábitos. Cuide dos seus hábitos, porque se tornarão seu caráter. Cuide de seu caráter, porque ele se tornará o seu destino.

    Abração,

    Venâncio

    ResponderExcluir