segunda-feira, 27 de abril de 2009

FEIJÃO OU CELULAR?


Moravam só ela e a mãe em uma cidadezinha do interior de Minas Gerais. A cidadezinha é muito pobre, assim como elas. E elas realmente precisavam de tudo. Mas tudo mesmo. Essa menina de 10 anos vinha constantemente ao HC-UNICAMP para fazer tratamento. E ela tinha um sonho: queria ter um celular. Nós tínhamos muita amizade, o que lhe deu a liberdade de me contar esse seu desejo.
Aí me surgiu a dúvida: vou atrás de um celular para ela? Não seria puro consumismo? E suas necessidades mais prementes, tais como arroz e feijão? Nessa dúvida, fiz o que gosto de fazer nesses casos, isto é, pedir a opinião de algumas pessoas sábias (“Na multidão de conselheiros há segurança.” - Provérbios 11:14b). Só que “deu empate”, alguns achando que era bobagem dar algo supérfluo, enquanto outros achavam que não havia nada demais.
O que me tirou da dúvida foi uma observação da Celinha, secretária da Capelania do HC-UNICAMP. Ela me fez notar que, às vezes, a realização de um sonho é uma necessidade tão premente quanto, por exemplo, comer. Na hora em que ela me falou isso eu pensei que muitas vezes até deixamos de nos alimentar para fazermos algo que gostamos, não é mesmo? Não cabe aqui discutir que é esse sistema do mundo que gera essas “necessidades” de consumo, mas o fato é que já estava no coração daquela criança o desejo de ter um celular na cintura.
Algumas pessoas que pensavam como eu se juntaram a mim e nós demos o telefone para ela. Se vocês vissem os olhinhos dela brilhando ao segurar aquele aparelho!
Mas só agora é que chegamos onde eu queria chegar. O que eu queria mostrar para aquela menina era o que está nesses versículos:
“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!” (Efésios 3:20-21)
Eu sei, por experiência própria, que Ele é capaz de fazer, e faz, mais até do que podemos imaginar. É claro também que às vezes, com Sua soberania e sabedoria infinita, Ele não nos dá o que pedimos, mas não é possível, e nem pretendo, entender Deus. Só quero é usufruir ao máximo o nosso relacionamento com esse Deus maravilhoso. Apesar de eu ser o que sou e como sou.
Era isso que eu queria mostrar para aquela menina.

2 comentários:

  1. Caríssimo Xyko, Paz

    Fico pensando que tudo aquilo que podemos botar preço são objetos, o restante, que não tem preço, tem dignidade... Sem dúvida, valeu pelo momento de brilho nos olhos da menina.

    Venâncio

    ResponderExcluir
  2. querido Chico, sua história me fez lembrar um ditado que meu pai gostava de citar: "Mais vale um gosto que um tostão no bolso". Mas me fez pensar também numa frase que li não me lembro aonde:"Às vezes Deus cura, ás vezes não, e nunca se dá ao trabalho de dizer por quê". Acho que algumas coisas só poderemos entender na eternidade. Por enquanto, o que podemos fazer é esperar e confiar inteiramente na graça.

    ResponderExcluir