quinta-feira, 30 de abril de 2009

PARA INCENTIVÁ-LOS A DAR UMA OLHADA NOS MEUS QUADROS

Recebi essa “carta” do meu enorme amigo Dr. Venâncio. A relação dos quadros está no tópico “GALERIA”, à direita.
Caríssimo Xiko, Paz e Bem
Em casa baixei todos os seus quadros e fiz uma galeria numa pasta com todos eles. Tentei não só observar cada um, mas também o conjunto deles, o todo da sua “Obra”.
Tomo a liberdade, após seu pedido, de fazer alguns comentários. Não sou especialista em arte, por isso mesmo me dou o direito de dizer o que quiser... Acredito que consigo fazer uma análise da sua arte em dois aspectos principais: forma e conteúdo.
Com relação à forma, ou técnica, não dá para dizer que são pinturas, esse termo é definido mais para a aplicação de pigmentos (em geral na forma de tintas) sobre algum suporte (em geral telas ou papel). Suas figuras estão mais para os desenhos, pela simplicidade dos traços, bi-dimensionalidade, uso de traços para definir a imagem e uso mais direto de cores puras. Por usar recursos do computador, dá para dizer que são desenhos digitais, uma das técnicas que compõem a moderna arte digital. Mais recentemente você tem ampliado o uso dos recursos digitais, compondo expressivos painéis digitais, com figuras, fotografias, frases, cores, etc.
Com relação ao conteúdo, existem basicamente dois tipos: a arte figurativa, que tenta retratar algum objeto, pessoa ou cena da natureza (esta tem sido a arte desde os tempos das cavernas) e a arte abstrata, que começou a aparecer no final do século XIX, começo do XX, que pode ser compreendida como a pesquisa da expressão artística para além das figuras tradicionais. Na arte abstrata basicamente existe a linha construtivista, que parte de uma idéia e a representa abstratamente, e a linha expressionista, que primeiro cria o abstrato, depois o interpreta. Acredito que sua arte se caracteriza mais como desenho digital expressionista abstrato. Acho que é isso aí.
Existe uma expressividade suave (não forte) de sentimentos, inclusive refletidos nos nomes das figuras. A simplicidade dos temas e o uso de cores vivas e claras chegam a dar “alegria” às figuras, tornando-as simpáticas e agradáveis (inclusive sendo possível usa-las para ilustrar o blog). Não posso deixar de sentir também o desafio reflexivo que você propõe aos observadores, certamente muito relacionado ao seu papel de Pastor e ao perfil mais racionalista de sua personalidade (talvez esse cuidado impeça um pouco uma expressividade mais profunda dos seus sentimentos). Acredito ainda que essas características mostram seu otimismo e força, principalmente na superação dos seus desafios como cadeirante, que lembram bem o arquétipo do “curador ferido” que você representa (aquele que, através do sofrimento próprio, passa a ter uma compaixão cada vez maior do sofrimento do outro – daí também sua participação na Capelania hospitalar). Você consegue, através da fé, equilibrar e transformar as dificuldades em força para ir em frente alegremente, e ainda ajudar muito os outros (não só seus quadros, mas também seu trabalho e seu blog – e você também escreve muito bem, diga-se de passagem – demonstram muito isso). Existe uma coerência – equilíbrio – notável e admirável em tudo (sua realidade, sua personalidade, seu discurso falado, escrito e artístico).
Claro que esses comentários refletem o que “eu” sinto quando observo seus desenhos, nem todos podem concordar. Eu termino ainda dizendo que prefiro os desenhos aos painéis.
Com respeito e carinho, continue sempre assim,
Venâncio
P.S. – Envio esses comentários para você, se você quiser coloque-os no blog, total ou parcialmente.

Um comentário:

  1. Caríssimo Xyko,

    Que bom que você publicou, espero que tenha gostado... mais que comentários, espero que sejam recebidos como elogios!
    Continue sempre assim...

    Paz e bom feriado,

    Venâncio

    ResponderExcluir