sexta-feira, 22 de maio de 2009

AJOELHOU TEM QUE REZAR


Para mim é notória a mudança de postura das pessoas que entram na Capela do HC-UNICAMP. Se estão conversando, as pessoas quando entram ali param de falar, ou pelo menos, falam bem mais baixo. Há reverência.
A informalidade nos cultos é um ótimo instrumento de contextualização para sairmos do rigor de costumes que nos foi legado pelos missionários pioneiros na evangelização do nosso país. Uma das coisas que me preocupa, porém, é que a informalidade pode gerar o esquecimento da reverência.
Muitas pessoas quando entram na Capela do HC fazem uma genuflexão.
Eu até que gostaria de fazer isso, mas como não posso, lanço mão de um pensamento de Vitor Hugo que, apesar de ser outro contexto, no livro Os Miseráveis afirma que em certas circunstâncias, “não importa a posição do corpo, a alma está de joelho”.
Quer queiram, quer não, todos hão de adorar a Deus:
Isaías 45:23 “Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua”.
Romanos 14:11 “Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus”.
Isso me fez lembrar da passagem que relata os soldados romanos se ajoelhando diante de Jesus, escarnecendo dele, sem saber que estavam diante do Rei do Universo.
“Então, os soldados o levaram para dentro do palácio, que é o pretório, e reuniram todo o destacamento. Vestiram-no de púrpura e, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça. E o saudavam, dizendo: Salve, rei dos judeus! Davam-lhe na cabeça com um caniço, cuspiam nele e, pondo-se de joelhos, o adoravam.” (Marcos 15:16-19)
Por outro lado, veja que interessante, é possível que no lava-pés (João 13), Jesus tenha se ajoelhado diante de cada um de seus discípulos!
Diz a tradição que Tiago, o autor de uma das epístolas do Novo Testamento, tinha os joelhos calejados como os de um camelo, de tanto orar e adorar.
Como estão seus joelhos, mesmo que sejam “os da alma”?

2 comentários:

  1. Caro Xyko,

    Lembrei-me que outro dia na Capelania conversamos sobre a Cerimonia Católica da "Adoração da Cruz" na Semana Santa. Apesar de sabermos que se adora a Jesus Cricificado, muitos não tem essa consciência e acabam tendo posturas de adoração que não a Deus...você mesmo citou casos bíblicos. A oração e a genuflexão devem acompanhar essa coerência de postura de adoração a Deus, como nas suas últimas meditações. Devemos ensinar e dar exemplo...

    Paz e abraços, (já faz tempo que não nos encontramos...)

    Venâncio

    PS - Como estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, reforcei a divulgação do seu blog entre meus amigos católicos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Chico!


    Gostei demais deste texto.
    Sei que posso orar em qualquer lugar, em qualquer circunstância, mas quando me disponho a rezar (e pode até ser na Capela) minha postura muda, como você mesmo diz: ... a alma fica de joelhos... e o lugar se torna um "lugar sagrado" porque é o lugar do Encontro.
    Sei bem diante de quem eu estou, e isso faz toda a diferença na oração.
    Falando nisso, gostei do comentário do Venâncio, quando ele diz que oração é uma abertura de coração para Deus. A gente abre o coração pra acolhê-lo, deixar que Ele entre e nos ouça e se faça ouvir.
    Muito obrigada pelo belo texto.

    Um abração

    Célia

    ResponderExcluir