quinta-feira, 21 de maio de 2009

VOCÊ SABE O QUE É GENUFLEXÃO?


Uma das cenas das que mais me impressionaram no primeiro filme “As Crônicas de Nárnia” foi aquela em que as crianças, após passarem por todo aquele exército de seres fantásticos, se colocam diante de uma tenda, da qual sai o grande e imponente leão Aslan, que simboliza Cristo. Posso até dizer que consequentemente, todo o exército e mais as crianças, se ajoelham.
É sobre o se colocar de joelhos (genuflexão) que vamos pensar um pouco.
Em algumas tribos de índios, é comum os adultos se abaixarem ou até mesmo se ajoelharem para falar com as crianças, para ficarem no mesmo nível que elas. Eu acho isso fantástico!
E quer saber de uma coisa? Algumas pessoas, ao conversar comigo, se abaixam para ficar à mesma altura que eu, já que não posso me levantar da minha cadeira-de-rodas. Acho isso mais fantástico ainda.
Diante dos pacientes do hospital eu não preciso me abaixar, pois Deus tem me permitido estar no “mesmo nível” que eles.
O termo “adorar” no Novo Testamento tem o sentido de inclinar-se, ajoelhar-se e prostrar-se até encostar a testa no chão. Isso só devia (e deve) ser feito a Deus. Note o que aconteceu com João, por duas vezes, e a Cornélio:
“Prostrei-me ante os seus (de um anjo) pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.” (Apocalipse 19:10)
“Então, ele (um anjo) me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.” (Apocalipse 22:9)
“Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem.” (Atos 10:25-26)
Você tem praticado a genuflexão? Diante de quem? Por que?
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro.” (Mateus 6:24)
Amanhã, se Deus quiser, continuamos a refletir sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário