terça-feira, 19 de maio de 2009

SOBRE O QUE ESCREVI ONTEM

No texto que escrevi ontem (se não leu, por favor, faça-o), eu levantei um questionamento sobre a influência negativa que a mídia possa ter no pensamento, ou no “não pensar”, dos jovens.
Sem anular essa possibilidade, a Célia, secretária da Capelania do HC levantou uma outra questão. Citando a participação do Frei Orlando, Franciscano de Bragança Paulista em um debate sobre a existência de Deus, ela me contou que um cientista que também participava daquele evento, afirmou que “Devemos tirar a roupa da primeira comunhão”, querendo com isso dizer que muitos conceitos sobre o próprio Deus que nos são ensinados na infância precisam ser substituídos por, digamos assim, “roupas de adultos”. Ao que o Frei observou que na realidade devemos nos despir de quaisquer conceitos humanos de Deus. Você que é evangélico, faça a leitura pensando não na primeira comunhão, é claro, mas sim na Escola Bíblica Dominical.
Agora observe o seguinte: muitos pensam que a responsabilidade da formação religiosa e espiritual das crianças é da Igreja. Não é. É dos pais. A Igreja é um ótimo instrumento para isso, mas não e é nem pode ser tudo. Os professores de Catequese e da Escola Bíblica ficam com os alunos talvez umas 3 horas por semana, no máximo. Os pais vivem (ou deveriam viver) com os filhos.
“Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” (Deuteronômio 6:5-7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário