quarta-feira, 13 de maio de 2009

VÁ PROCURAR SUA TURMA


Do lado de fora de um dos shoppings aqui de Campinas, costumava haver, não sei se ainda há, uma concentração de jovens. Talvez centenas deles. Cabelos cortados de uma forma esquisita que cobre parte do rosto com uma franja, roupas pretas, alguns metais como adereços, gostam da banda NXZERO. São os “emos”.
Nos Rodeios, encontramos aqueles que usam chapéus de cowboys, calças jeans, cinturões largos, botas, gostam de camionetes, gostam de música com estilo caipira mas que, na maior parte das vezes, só falam de casos de traição. São os ditos “sertanejos”.
Numa determinada esquina aqui da nossa cidade, onde há um bar e uma loja de motos, reúnem-se principalmente aos sábados durante o dia, na sua maioria homens em torno de 45 a 50 anos, usando calças jeans, botas, coletes ou blusões de couro, cabelos grisalhos, muitos deles presos num rabo-de-cavalo, barrigudos, ouvindo roque antigo, todos mostrando suas caríssimas e enormes motocicletas. São os motoqueiros.
Nas Igrejas evangélicas ou em eventos de música “gospel”, podemos ver algumas pessoas de todas as idades, vestindo camisetas com versículos bíblicos ou anunciando um acampamento ou campanha evangelística, com adesivos nos carros e uma Bíblia na mão. São os evangélicos.
Esses e muitos outros, (como torcedores de um time, praticantes de um hobby, etc...), são grupos de pessoas que cultivam uma mesma cultura, com seu linguajar característico, vestir igual, locais de encontro, músicas prediletas, produtos consumidos e até o mesmo modo de pensar e interpretar o mundo. Todos os seus participantes estão cheios de uma enorme necessidade de ter um sentimento de pertencer a um grupo, uma grande ânsia de ser aceitos.
Meu receio é que, na sua maior parte, o “cristianismo” tenha se limitado a isso.
Cristianismo é um relacionamento de comunhão contínua com Deus, graças à obra de Jesus. Sua principal característica pela qual os cristãos devem ser conhecidos é o amor.
“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” (João 13:35)
Para refletir:
“O que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.” (Jeremias 9:24)
“A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” (Salmos 25:14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário