quarta-feira, 6 de maio de 2009

NO AMBULATÓRIO DE QUIMIOTERAPIA


Eu fui. Ontem eu consegui ir fazer visitas aos pacientes do Ambulatório de Quimioterapia. Para aqueles que oraram e me incentivaram eu agradeço e digo que o galardão disso vai ser dividido entre nós.
Entre outros pacientes que conversei, o que mais investi tempo foi um velhinho de 70 e muitos anos de idade e que luta contra o câncer há 13 anos. O que ele mais precisava era falar, falar, falar, falar e ter alguém para ouvir, ouvir, ouvir e ouvir. Foi o que fizemos por 1 hora e 20 minutos. Não estou exagerando, foi isso mesmo. Ainda bem que a minha paciência acabou juntinho com o medicamento.
Mas tenho um medo. Não quero ser um consolador como os amigos de Jó foram. Veja essa sequencia de versículos:
“Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que lhe sobreviera, chegaram, cada um do seu lugar: Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita; e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo. Levantando eles de longe os olhos e não o reconhecendo, ergueram a voz e choraram; e cada um, rasgando o seu manto, lançava pó ao ar sobre a cabeça. Sentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande.” (Jó 2:11-13)
“Vós, porém, besuntais a verdade com mentiras e vós todos sois médicos que não valem nada. Tomara vos calásseis de todo, que isso seria a vossa sabedoria!” (Jó 13:4-5)
“Então, respondeu Jó: Tenho ouvido muitas coisas como estas; todos vós sois consoladores molestos. Porventura, não terão fim essas palavras de vento? Ou que é que te instiga para responderes assim? Eu também poderia falar como vós falais; se a vossa alma estivesse em lugar da minha, eu poderia dirigir-vos um montão de palavras e menear contra vós outros a minha cabeça; poderia fortalecer-vos com as minhas palavras, e a compaixão dos meus lábios abrandaria a vossa dor.” (Jó 16:1-5)
O erro desses homens foi pensar como a vida é, através das teorias teológicas humanas. Ou como o próprio Senhor Jesus falou para Pedro: “Jesus, porém, voltou-se e, fitando os seus discípulos, repreendeu a Pedro e disse: Arreda, Satanás! Porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.” (Marcos 8:33)
Também não quero ser um conselheiro de frases prontas, tais como “Leia a Bíblia e ore”, “Tenha fé” e “Vá em paz”.
Eu quero amar, e por isso estava lá.

2 comentários:

  1. "Ter compaixão significa aproximar-se de quem sofre. Mas só podemos nos aproximar do outro quando estamos dispostos a nos tornar vulneráveis. Só podemos estar com o outro quando ele deixa de ser o ‘outro’ para ser como nós.
    Quando reflito sobre a minha própria vida, compreendo que os momentos de maior conforto e consolação foram os momentos em que alguém disse: “Eu não posso tirar o teu sofrimento, não posso oferecer uma solução ao teu problema, mas posso prometer-te que não te deixarei sozinho e estarei ao teu lado tanto tempo e tão bem quanto me for possível”. Há muita angústia e sofrimento em nossa vida, mas que bênção quando não temos que viver a nossa angústia e sofrimento sozinhos! Esse é o dom da compaixão." (Henri Nouwen)
    Chico, é isso que vc está fazendo no HC: praticando com aqueles que sofrem o dom que Deus lhe concedeu. Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo e inspirado comentário da Heloísa...

    Venâncio

    ResponderExcluir