quinta-feira, 14 de maio de 2009

O HOMEM COMO DEUS SEMPRE SONHOU

Às vezes a nossa espectativa ao ouvir uma pregação é que a mensagem nos mostre como podemos ou devemos ser, mas o nosso interesse maior deve ser contemplar como Deus é. Deveríamos estar com o mesmo desejo que tinham esses gregos citados nesses versículos a seguir:
“Ora, entre os que subiram para adorar durante a festa, havia alguns gregos; estes, pois, se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e lhe rogaram: Senhor, queremos ver Jesus.” (João 12:20-21)
Mas por que ver Jesus? Para ver o Pai:
“E Jesus clamou, dizendo: Quem crê em mim crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim vê aquele que me enviou.” (João 12:44-45)
Jesus “é a imagem do Deus invisível”. (Colossenses 1:15)
“Em Jesus Cristo nem o humano é substituído pelo divino, nem o divino é empobrecido pelo humano” (Calmeiro Matias).
Se eu não me engano foi Agostinho (pelo menos a Celinha da Capelania acha que foi) que escreveu “Cristo, tão humano assim só podia ser divino”.
E como Jesus era?
Primeiramente Ele só falava a verdade. Isso fazia que as pessoas O respeitassem (já notou como as pessoas desprezam quem é dado a mentir ou exagerar?). Ele também era muito justo no trato com as pessoas. Já li muitas vezes os 4 Evangelhos e não achei nada de impuro no pensamento, nas palavras e ações de Jesus. Ele dava (e dá) razões de sobra para as pessoas o amarem, e não há como falar mal dele. Um homem tão virtuoso tem mais é que ser louvado, não é mesmo?
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4:8)
É nessa espectativa que devemos participar dos cultos de adoração a Deus. Em espírito e em verdade.


Concentre-se nos 3 pontos no meio da imagem abaixo por 30 segundos. Então feche seus olhos e coloque a cabeça para trás, ou olhe para uma parede.

Um comentário:

  1. Xyko, Paz

    Interessante o efeito da figura, a gente de olhos abertos não vê com tanta clareza como de olhos fechados... e a "poluição" visual com olhos abertos não atrapalha com os olhos fechados, mas temos que "focalizar" nossa atenção. Acredito que isso também deve acontecer na nossa vida, se a gente focar, tirar a poluição, o entulho, nossa visão melhora e a gente pode enxergar com os "olhos da alma" (com os olhos fechados inclusive). Assim a gente vai ver que o Pai é Jesus, e que cada um de nós tem um pouco de Jesus... mas é preciso querer e dedicar um tempinho (uns trinta segundos pelo menos) para isso!

    Abração,

    Venâncio

    PS - já notou que só André e Felipe tinham nomes gregos entre os apóstolos? E no versículo seguinte ao que você citou (Jo 12, 22) Felipe procurou André e aí foram falar com Jesus... André em grego significa homem, foi bispo de Constantinopla (Oriente, de língua grega, diferente de Roma de língua latina) e morreu crucificado numa cruz decussada. Já Felipe significa amigo dos cavalos, aquele que une ternura e vigor (evangelizou na Grécia e na Frígia - atual Turquia - onde foi crucificado na capital Hierápolis - que significa cidade dos santos). André foi o Protóclito (primeiro a ser chamado dos Discípulos, indicando que Jesus faz seu chamdo ao "Homem" na pessoa de André...

    ResponderExcluir