sexta-feira, 15 de maio de 2009

QUANDO DEUS SE CALA


Desde quando eu era bem moço e já me aventurava a rabiscar algumas linhas com pretensões a ser escritor, eu ouço ou leio a respeito do “Desafio da Página em Branco”. É quando um autor não tem inspiração e fica com o papel sem nada escrito. Eu já havia prometido a mim mesmo nunca escrever sobre isso, mas com o compromisso que assumi de postar no Blog um texto por dia, me veio a seguinte pergunta: e se Deus não quiser falar? Afinal Ele já ficou 400 anos sem se manifestar entre o Velho e o Novo Testamentos.
O próprio Senhor Jesus sentiu esse silêncio de Deus:
“Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27:46)
Lembro-me quando meu grande amigo, mas hoje morando longe para uma convivência como eu gostaria, o Padre Toninho, falando-me sobre os Exercícios Inacianos, alertou-me para a possibilidade de nem sempre Deus querer falar conosco. Penso que a maioria de nós já experimentou essa sensação de deserto espiritual, experiência essa que pode durar um longo tempo ou mesmo um rápido momento. Essa aridez, para mim, é horrível. Você já passou por isso?
Para refletir: Jesus, antes de começar a Sua obra, passou 40 dias em um deserto. E não estava só.
“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome.” (Lucas 4:1-2)

3 comentários:

  1. A palavra deserto provém do latim desertus, particípio passado de deserĕre, "abandonar". Na minha concepção é o lugar seco, lá onde a vida "abandonou". Costumamos dar muita atenção para o fato da vida ter abandonado o local mas acabamos esquecendo que foi também "o local que não está propício para a vida"... prefiro acreditar que nós eventualmente deixamos de "ouvir" Deus. Não me parece coerente que Deus que é AMOR absoluto , misericórdia absoluta, deixe de falar conosco. Faz parte da nossa condição humana passar por momentos de fertilidade e de deserto, depende do equilíbrio na nossa existência. Temos a tendência de "culpar" Deus. Será culpa dele mesmo? O próprio Jesus experimentou , na sua humanidade, momentos de "deserto", "abandono"... e é exatamente quando estamos assim, fragilizados, secos, sem vida, que somos tentados a nos revoltar contra Deus, colocar a culpa nele, aí vem o Mal e se instala... não me parece coerente essa figura de Deus "emburrado" conosco, não querendo falar com a gente. É muito antropomórfico para mim... sei lá!!!

    Paz,

    Venâncio

    ResponderExcluir
  2. Com comentario do amigo acima fiquei meia q confusa...Mais acredito que Deus se cala siim em algum momentooo.To passando por isso, mas o fato de ele se calar nao significa q ele nos abandonou ou estar chateado.Isso acontence quando estamos ouvindo a tristeza de um amigo, as vezes temos mts conselhos pra dar, mais as vzs tbm nao conseguimos falar nada, nao temos o que falar..mais estamos presente ou seja do ladoo...creiO q Deus tbm é assim...Mais enquantoO ele se Cala DevemOs GloriFicar, se jogar nos pés dele, Chamar Sua atençãoo...

    ABraços Débora

    ResponderExcluir
  3. A experiência de relação com Deus é muito particular, cada um a tem ao seu modo... só me parece que de vez em quando nós é que não estamos propícios para ouvir Deus, estamos em situação de deserto pelas situações que a vida nos impõe. Madre Teresa de Calcutá revelou que passou anos de sua vida não ouvindo Deus... mas não o culpou, continuou fazendo aquilo que achava certo e construiu sua maravilhosa história. Para mim Deus é bom e maravilhoso demais para deixar de falar conosco... o "problema" na comunicação deve estar do nosso lado e não no Dele... se conseguirmos nos abrir para Ele, certamente Ele mandará chuva e o deserto florescerá.

    Paz,

    Venâncio

    ResponderExcluir