quinta-feira, 17 de junho de 2010

NÃO OLHAR PARA O PRÓPRIO UMBIGO

Foi vendo todo aquele povo na frente do HC-UNICAMP que eu tive a convicção de que ali era o lugar que Deus me queria e me quer. Povo muito sofrido.
A princípio eu achava que o nosso povo é feio, mas depois, olhando bem, vi que o brasileiro é maltratado. Por detrás das marcas do sofrimento há uma beleza ímpar.
Servir a essa gente nos momentos de doença, dor, mutilações e até morte é uma das formas de viver o verdadeiro cristianismo.
“Amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.” (Marcos 12:33)
Uma das formas de “fundir” esses 2 mandamentos está nos versículos que se seguem:
“Tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mateus 25:35-40)
O nosso corpo, por mais maravilhoso que é (e é!) às vezes nos apresenta algumas surpresas. A eliminação de secreções e excreções fora de hora, a perda de movimentos, de sentidos, da razão, a dor, tudo isso e muito mais pode nos fazer dependentes das outras pessoas e trazer muitos constrangimentos. Servir amorosamente a quem está vulnerável é um privilégio. E não é só no plano físico, não; é no social, emocional e espiritual também.

2 comentários:

  1. Essa coisa de servir é interessante... O que vc escreveu me fez pensar que servir é uma via de duas mãos.Geralmente,servir aos outros nos faz sentir bem, talvez porque quando servimos alguém temos a impressão de que aumentamos o nosso crédito, enquanto que quando são os outros que nos servem, nos sentimos em débito. Na verdade o que acontece é que não gostamos de ficar devendo "favores" pra ninguém. Ficamos mais à vontade quando somos nós que estamos em posição de poder servir alguém, e não o contrário. Passei recentemente por uma cirurgia que exigiu que eu ficasse um mês de repouso. Um mês? Pensei... quem vai limpar a casa, lavar e passar a roupa, cozinhar, fazer compras, me levar ao médico... afinal, sempre fiz tudo isso sem ajuda de ninguém! (o que náo é bem a verdade....).Mas o fato é que não gostamos de depender dos outros. A situação de dependência nos deixa constrangidos porque não sabemos receber a ajuda dos outros. Afinal,se estou em posição de servir alguém,é porque estou em situação melhor do que essa pessoa.E é aí que entra o orgulho. Ninguém gosta de se sentir por baixo, não é mesmo? Pois nesse mês Deus me mostrou o quanto eu preciso da ajuda das pessoas. Não sei o que iria fazer se tanta gente não se dispusesse a me servir trazendo comida, dirigindo,cuidando para que eu fizesse repouso, me animando. Louvo a Deus por ter colocado no meu caminho pessoas dispostas a servir e por ter me ensinado a aceitar ajuda. Afinal, é assim que funciona o corpo de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Que bela meditação e que belo comentário da Heloísa...
    Dependência quer dizer exatamente estar na "pendência" de outro, precisar de outro para suas pendências...
    Sem dúvida é um grande desafio para nosso orgulho, como bem comentou a Heloísa.


    Paz,

    ResponderExcluir