terça-feira, 22 de junho de 2010

VIGILANTES COM SONO

Aquele homem, com 57 anos e que estava internado no HC-UNICAMP, tinha uma depressão muito profunda e precisava ser vigiado 24 horas por dia, pois sempre tentava se matar. A alternativa seria restringir seus movimentos (um eufemismo para “amarrá-lo na cama”), mas isso o deixava extremamente irritado e agitado.
Sua própria mulher veio para cuidar dele, mas depois de 3 noites sem dormir, resolveu telefonar para a família com a intenção de pedir para alguém ir até o hospital para rendê-la. Foi até a Assistência Social com o marido, pois não podia deixá-lo a sós, sentou-o em uma cadeira, virou-se para a assistente que iria telefonar por ela, entregou-lhe o papel com o número do telefone e, nesses poucos segundos ele se levantou, correu para uma mureta e pulou de uma altura de 3 andares. A mulher ainda o agarrou pelo paletó do pijama, mas não conseguiu segurá-lo.
Não morreu e foi parar na UTI. Se você quiser saber o que aconteceu com ele, leia aqui no BLOG um texto meu intitulado “Esperança: antídoto contra a depressão”.
Somente alguns segundos de distração foram suficientes para aquilo tudo acontecer. Se é assim na vida física, muito mais atenção constante na vigilância espiritual devemos ter.
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;” (1 Pedro 5:8)
No Getsêmani, pouco antes de ser preso, Jesus ordena por 3 vezes a seus discípulos mais íntimos que vigiem. Três vezes! E mesmo assim eles dormiram!
Mas por que vigiar?
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Marcos 14:38)
Façamos como os escoteiros: estejamos “SEMPRE ALERTAS”.

Um comentário:

  1. Caríssimo,

    Eu me impressiono muito com o suicídio de Judas: ele conviveu intimamente com Jesus por três anos, o traiu e não se perdoou de forma alguma, dando a si mesmo a sentença mais dura possível...
    Mas Pedro traiu também Jesus e o negou três vezes e conseguiu superar a culpa e sobreviver...
    Qual será a diferença entre os dois?
    Pedro é "sangue quente" e Judas "sangue frio"?
    Será que Jesus, já conhecendo a ambos, quer lhes enviar o Espírito protetor e só Pedro aceita? Isso pode estar simbolizado na figura do galo (gr. alector, aquele que vai antes, arauto, protetor, que vai formar o nome Alexandre, protetor dos homens). Talvez Jesus quis dizer a Pedro "o galo vai cantar três vezes (o Espírito vai proteger três vezes) antes que me traias três vezes..."
    O maior mandamento é "Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo", será que nos amamos de verdade. Amor é doação, dar tudo de si, daí a palavra perdão (lat. per, através de, integral, pleno - doare, dar, logo dar plenamente, doar integralmente).
    Talvez a não capacidade de perdoar-se a si mesmo esteja por trás de muitos suicídios, a incapacidade de suportar a culpa...
    Pedro conseguiu superar, foi humilde e aceitou sua condição humana...


    Paz,

    ResponderExcluir