sexta-feira, 4 de junho de 2010

OS LIMITES DE DEUS

Uma paciente lá do HC-UNICAMP, uma senhora de 30 anos, me falou o seguinte: “Comigo é assim, o que eu quero Deus tem que fazer na hora. Um Deus que não me serve, não serve”.
É muito comum, ali no hospital, as pessoas me questionarem perguntando “Se Deus é TODO-PODEROSO, por que não cura meu filho (ou marido, esposa ...)?”.
“Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, O SENHOR, não lhes fui conhecido.” (Êxodo 6:3)
Sim, Deus é onipotente, ilimitado, mas é Deus! Quem somos nós para determinar o que Ele deve fazer ou não? O Deus SOBERANO, se quiser, pode se auto-limitar.
Veja, por exemplo, os seguintes versículos:
“Chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa. E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.” (Mateus 13:54-58)
Outras coisas em que Deus se auto-limita: as leis da natureza, consequências do pecado e o processo da vida. Deus via de regra não interfere nesses pontos. Pode, mas não o faz. E quando escrevo processo da vida, estou incluindo a dor, a doença e a morte (até de crianças).
Agora, já pensou se Deus fizesse tudo o que pretensamente determinamos só para nos provar que tem poder? Dá uma olhada nesses versículos:
“Os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ó tu que destróis o santuário e em três dias o reedificas! Salva-te a ti mesmo, se és Filho de Deus, e desce da cruz! De igual modo, os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos, escarnecendo, diziam: Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se. É rei de Israel! Desça da cruz, e creremos nele. Confiou em Deus; pois venha livrá-lo agora, se, de fato, lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Deus. E os mesmos impropérios lhe diziam também os ladrões que haviam sido crucificados com ele.” (Mateus 27:39-44)
Se Ele tivesse descido, não teríamos a salvação!

Um comentário:

  1. Caríssimo Xyko,

    Ontem fui assistir o filme "Fúria de titãs" no cinema, nem fui na apresentação 3D porque estava realmente interessado em ver a história do herói grego Perseu, que mata a Medusa e salva Andrômeda do monstro, com a juda dos deuses, uma antiga e análoga (e porque não também muito bela) história de herói, como Jorge da Capadócia que mata o dragão e salva a princesa (todas tem significado psicológico profundo, por isso são milenares...).
    Fiquei decepcionado, a adaptação é uma das mais desastrosas que já tive o desprazer de ver... os humanos se rebelam contra os "deuses", lutam contra eles e vencem! Pior, o herói, ao final do filme, esnoba Zeus e se recusa se tornar um deus...
    Isso de certa forma demonstra a relação ruim da nossa sociedade atual (principalmente a estadunidense) com o "divino"...

    É triste...


    Paz,

    ResponderExcluir