quinta-feira, 10 de junho de 2010

PAIXÃO

Os soldados romanos já haviam torturado e escarnecido de Jesus, vestiram-no com suas próprias vestes e O levaram para um lugar que até o nome é apavorante: Lugar da Caveira. Ali chegando, deram-Lhe uma bebida feita à base de fel, uma substância extremamente amarga e com efeito anestesiante. Ele não quis beber.
Eu imagino que ao chegar àquele lugar todos pararam e deram uma rápida olhada no local. Havia silêncio. Podia-se ver alguns pedaços podres de madeira, restos de outras cruzes, e havia também alguns tufos de mato aqui e ali, pois o lugar, destinado a execuções, não recebia cuidado algum. Uma pequena brisa mexia cabelos e roupas dos executores, dos condenados (eram 3) e de algumas pessoas que, ou por curiosidade ou por amor, foram até lá. Entre essas pessoas estava Maria, a mãe de Jesus.
A uma ordem do comandante, os soldados romanos deitam as cruzes no chão, tiram as roupas daqueles que vão morrer, deitam-nos nas cruzes e começam a fixá-los ali. Ouve-se o barulho das marretas batendo nos pregos enormes, os gritos de dor, e talvez um ou outro comentário dos carrascos. Feito isso eles levantaram as cruzes e as encaixaram nos buracos que as manteriam erguidas. Imagina a dor que os condenados sentiram! Seis horas depois Jesus morreu.
Cristo na cruz é o descartar consciente de todos os valores hiper-estimados pelos homens: em vez do orgulho, a humilhação; no lugar do bem estar, a dor; em vez da aceitação da parte dos outros, a rejeição; em lugar da riqueza, a nudez; e em lugar da vida, a morte.
Mas foi ali que foi escrita a maior e mais linda história de amor jamais igualada.
O amor de Deus por mim e por você!

Um comentário:

  1. Caríssimo,

    Sem dúvida ali Deus era plenamente homem e o homem era plenamente Deus...
    Quem vê Jesus vê o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem!
    O mistério da Encarnação "religa" (talvez o sentido mais correto de religião - lat. religare) Deus à humanidade na Pessoa de Jesus, e a cruz é a "prova final" que essa ligação amorosa é plena e transcende o espaço e o tempo!!!
    A cruz é a integralidade, é a superação absoluta da condição humana (a morte) para a Vida...


    Paz,

    ResponderExcluir