quarta-feira, 10 de novembro de 2010

DÁ UMA OLHADA NISSO

Quando estava na faculdade de jornalismo, aprendi uma lição que mudou a minha maneira de olhar o mundo. Um professor contou o caso de um repórter que trabalhava em um jornal da capital e foi enviado a uma cidade do interior do Estado para fazer a cobertura de um jogo de futebol. Numa determinada hora ele liga para a redação e deixa recado para o chefe que não poderia fazer a reportagem da partida pois estava preso em um congestionamento enorme devido a um terrível acidente na estrada, o qual tinha muitas pessoas mortas e feridas. Chegando no outro dia ao jornal, aquele repórter levou uma grande bronca do chefe: ele não fizera a cobertura do acidente, não tirando fotos nem anotando dados para o texto!
A partir daí eu comecei a olhar para tudo o que está à minha volta por outros ângulos. E percebi então que muitas vezes o que é mais interessante não está necessariamente naquilo para o qual todos os olhos estão voltados. Faça um teste você mesmo: na próxima festa de aniversário que você for convidado, na hora de cantar o “Parabéns”, além de olhar para o aniversariante somente, olhe também para os convidados, principalmente para os que estão no fundo da sala e para as crianças.
Note também que as emissoras de TV fazem durante as transmissões de jogos, buscando nos momentos propícios, imagens significativas dos torcedores nas arquibancadas.
É muito significativa a direção para a qual direcionamos nosso olhar. Muitas vezes olhamos tanto para onde todo mundo olha e não olhamos para o mais importante.
PARA MEDITAR:
“A ti, que habitas nos céus, elevo os olhos! Como os olhos dos servos estão fitos nas mãos dos seus senhores, e os olhos da serva, na mão de sua senhora, assim os nossos olhos estão fitos no SENHOR, nosso Deus, até que se compadeça de nós.” (Salmos 123:1-2)
“Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?” (Jó 31:1)
“São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas.” (Lucas 11:34)

Um comentário:

  1. Gosto de símbolos. Gosto de fixar meus olhos nos símbolos que me fazem sentir e pensar, assim como olhar para uma fotografia evoca emoções e idéias.
    Abraço, Francisco dos Santos.

    ResponderExcluir