quarta-feira, 17 de novembro de 2010

LIÇÕES QUE APRENDI SOBRE O VERDADEIRO AMOR 2

Há um exercício que, de vez em quando, eu uso em sala de aula como ilustração. Peço para dois participantes (geralmente de lados opostos da sala) trocarem de lugar. E falo, a seguir, que a partir da troca, um passou a ver a aula “do ponto de vista” do outro. O verdadeiro amor é basicamente isso: nos colocarmos no lugar uns dos outros.
Mas, com que intuito? Satisfazer as necessidades da pessoa a quem decidimos amar, necessidades essas que não sejam ilegais, imorais e que não façam mal. Para memorizar lembre-se dos “3 als” (ilegal, imoral e que não faça mal). Por exemplo, não posso ajudar alguém a roubar um banco, nem ajudar a cometer adultério e dar água a quem está em jejum para uma cirurgia.
A palavra vigário vem do latim “vicariu”, que significa aquele que se coloca no lugar do outro. Por isso afirmamos que o sacrifício de Jesus Cristo por nós é vicário. Ele morreu em nosso lugar para pagar os nossos pecados. Cada um de nós é que deveria estar naquela cruz.
“Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8)
E nós?
“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” (1 João 3:16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário