sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DEFINA A PALAVRA PROBLEMA PARA MIM

Ela tem 18 anos. Vamos chamá-la de Si. Nasceu com AIDS, que foi transmitida pela mãe que morreu quando essa jovem tinha 9 anos. É consumidora de drogas (segundo ela, menos as injetáveis), assim como o próprio pai. Inclusive ela já consumiu droga junto com o pai! Internada há 4 meses, durante esse tempo não se drogou, é lógico. Afirma que nunca mais vai usar tal recurso. Ela mora com uma tia, não com o pai e nem com a irmã. Essa irmã é quem cuida do filho de 2 anos que a Si teve com um rapaz, o qual a abandonou e já mora com outra amante. Não sei se essa criança também é contaminada.
Outro dia eu perguntei à Si como foi a sua infância até os 9 anos. Ela respondeu que foi só tristeza, como toda a sua vida. Eu acredito nisso.
Outra pergunta que fiz foi qual é a expectativa da Si para o futuro. Ela não hesitou em afirmar que quer fazer o ensino médio e cursar a faculdade de direito. Será que vai conseguir?
Às vezes fico pensando se o que eu chamo de “meu problema” é problema mesmo.
PARA REFLETIR:
“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,” (Tiago 1:2)

2 comentários:

  1. É verdade... estava agora mesmo pensando nisso, enquanto tentava escrever sobre o "problema" que enfrentei este ano. Não vou dizer que foi fácil, que "tirei de letra". Houve momentos em que senti minha fé fraquejar e tive medo do que teria pela frente. Parecia que minhas orações batiam no vácuo, que Deus se silenciara... Nessas horas, o meu "problema" crescia, e me fazia sentir pena de mim mesma... Porém, quando deixo de olhar para o meu problema e olho para as pessoas que estão à minha volta, percebo o quanto estamos cercados de sofrimento, de pessoas que não conhecem outra realidade de vida que não inclua o sofrimento, como essa moça que vc mencionou. Meu problema não passa de uma "leve e momentânea" provação, perto de tudo que essa moça tem sofrido. Que Deus possa nos ensinar a ter verdadeira compaixão pelos que sofrem e que possamos ajudá-los a carregar os seus fardos.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que nas horas de sofrimento a pessoa tem que ler a Bíblia e orar. Só isso já basta.
    Em Cristo, Ezequiel.

    ResponderExcluir