segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A ÁRVORE DA MORTE

De tarde ele foi até o fundo do quintal da casa só para arejar um pouco a cabeça. Atrás da edícula onde ficava a lavanderia, havia uma pequena viela entre a parede e o muro. Bem no canto, fora da vista, nesse muro havia uma porta que dava acesso a um terreno baldio onde algumas árvores e muito mato cresciam esquecidos pelos moradores dali. Para sua surpresa, o cadeado que fechava aquela porta estava destrancado, mas com a chave ali. Ao passar para o outro lado, percebeu que daria para ir até o canto oposto do terreno e ele foi. Ao tirar o lenço do bolso para enxugar o rosto, caiu na terra uma moeda de 1 centavo. Ele a viu caindo mas não deu importância, talvez devido ao seu pequeno valor. Não só não ligou como, com o sapato, jogou-lhe terra por cima. Depois disso voltou para casa, fechando aquela porta e guardando a chave no bolso.
Depois daquela tarde, choveu muito por seis dias seguidos. No sétimo dia, quando finalmente houve uma estiagem, ele voltou lá e, para seu enorme espanto, daquela moedinha havia brotado uma árvore de dinheiro que já crescera até um metro de altura. E já havia alguns brotos de notas de cem. A árvore cresceu e, resumindo o caso, de um dia para o outro ele ficou rico.
Ninguém se preocupou muito em saber de onde vinha o dinheiro, somente se alegravam com ele. No começo tudo era uma maravilha, tudo era fácil, divertido, bens, mulheres, amigos, comidas, passeios, tudo ali, à disposição. Então ele começou a sentir falta do desafio das conquistas. Seus valores estavam todos subvertidos.
Toda a sua família se corrompeu.
Constatou que não tinha amigos, mas um monte de interesseiros que o bajulavam.
Sua nova situação gerou inveja.
E tudo isso fez com que ele ganhasse muitos inimigos.
Nesse tempo de sua vida, ele adquiriu uma doença tropical raríssima, cujos principais sintomas eram incontinência urinária e fecal, o que lhe causava enormes constrangimentos. Gastou uma fortuna imensa com médicos e tratamentos, mas seu mal era incurável.
Certa tarde ele foi até o fundo do quintal só para arejar um pouco a cabeça, pegou a chave do cadeado da porta, da qual ele não se separava nunca, e foi até sua árvore de dinheiro. Como sempre ela estava carregada de notas de cem.
No auge do desespero, ele foi até a lavanderia, pegou uma corda e enforcou-se no galho mais grosso da árvore de dinheiro.

4 comentários:

  1. É por isso que a Bíblia afirma em 1a Timóteo 6:10 que “o dinheiro é a raiz de todos os males”.
    Um abraço, Ezequiel da Silva.

    ResponderExcluir
  2. Acho que a tradução que eu uso está um pouco diferente. Na minha, da CNBB, diz:
    "Na verdade, a raiz de todos os males é o AMOR ao dinheiro."
    Interessante como vejo que algumas pessoas que Não tem dinheiro, pensam tanto nele, são tão corrompidas por ele, que fariam qualquer coisa para tê-lo. Ou seja, não é o objeto em si, mas o apego e o uso que é feito dele que determina se é bom ou ruim.
    Quem de nós não ficaria seduzido com uma árvore de dinheiro no fundo do quintal??
    Fico pensando: qual o uso que EU faria dela?
    Humm...

    Célia

    ResponderExcluir
  3. Célia, você está certíssima, veja essa outra versão: “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10)
    Note que “a raiz de todos os males” é o “amor ao dinheiro”, e não o dinheiro, que por si só nem é bom nem ruim, é neutro.
    Abraço, Xyko Motta.

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo,

    A palavra dinheiro vem de "denário", a moeda de prata do império romano que era imposta como referência monetária para todos na época.
    Interessante que a palavra dólar faz referência às minas de prata na região da Boêmia, de onde vinha o metal para fazer moedas na Europa e continua sendo a moeda do "império" atual...

    Acredito que o termo "amor ao dinheiro", nesse caso, possa ter mais o sentido de "paixão" pelo dinheiro, aí sim origem e raiz de todo "mal".
    Paixão e mal são também sinônimos de "doença"... Assim como a doença incurável do personagem da sua parábola.


    Paz,

    ResponderExcluir