segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

JÁ COMEMOS UM QUILO DE SAL JUNTOS

É admirável como a Denise, minha mulher, me conhece! Certo domingo nós tínhamos 6 pessoas convidadas para almoçar em casa. Enquanto comíamos me deu um pequeno mal estar, não durou 5 minutos, ninguém notou, com exceção da De que, na hora, perguntou se estava tudo bem comigo. É gostoso isso. Na maior parte das vezes nós nos entendemos só com um olhar.
A Célia, da Capelania do hospital, me contou de uma dinâmica de grupo que certa vez foi feita em um retiro espiritual. Para cada participante daquele evento foi entregue um limão com a recomendação de que durante todo o retiro não o largassem, nem na hora do banho, das refeições e todas as demais atividades. No último dia foi ordenado que todos colocassem os limões dentro de um saco que ali estava. Feito isso, os coordenadores da dinâmica misturaram bem as frutas e pediram que cada um achasse o “seu limão”, isto é, aquele com quem cada um “passou aqueles dias”. TODOS ACHARAM O SEU! Uma forma peculiar, uma pequena mancha, mínimos defeitos, detalhes acabam sendo conhecidos pela proximidade.
A convivência gera mútuo conhecimento.
Mas, e quanto a conhecermos a Deus? Note os seguintes versículos:
“Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.” (Jeremias 9:23-24)
Se há alguma coisa da qual podemos nos gloriar, é conhecermos a Deus.
Mas como fazer isso? Aproveitando cada oportunidade para conhecermos mais a Bíblia, estarmos atentos às manifestações de Deus na vida de outras pessoas, na nossa própria vida, na história, na natureza e fazermos como Maria fazia: “Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração”. (Lucas 9:51b)
PARA REFLETIR:
“A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” (Salmos 25:14)

2 comentários:

  1. Amado Xyko!

    Aliança, acordo, pacto... Como é gratificante e motivador, buscar conhecer a Deus!
    É curioso e triste, ver que nós seres humanos, quebramos, rompemos, burlamos este tipo de coisa... Porém, se apenas conhece-Lo... Já terá valido a pena!

    Um grande abraço,
    Luís Fernando

    ResponderExcluir
  2. Ola pastor!
    amei seu blog, seus posts me fazem pensar bastante.
    ouvi sua pregacao no dia 15 (sabado passado, no jubao) e foi como descobri o blog. aquela pregacao foi mto importante pra mim, pois Deus ja tinha me falado sobre PENSAMENTOS no dia anterior. Deus realmente te usou!
    Obrigada!

    ResponderExcluir