terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A SÓS COM DEUS

Certo dia, um sábado, no fim da tarde, a Denise e eu cortamos caminho por dentro do Campus da UNICAMP para participarmos de um evento na nossa Igreja. Passamos pela rua lateral do Hospital das Clínicas. Naquele instante lembrei dos pacientes que estavam (e estão ainda) internados ali, como o Nino, o João Vítor, o Mateus e tantos outros.
Diversos pacientes e acompanhantes já me falaram que a hora mais angustiante da internação é o fim da tarde. As visitas já foram embora, a maior parte dos médicos, enfermeiras e técnicos também, não há voluntários, e quando tudo se aquieta, se instala um silêncio realmente angustiante.
É assim mesmo, eu já vi e senti isso em algumas ocasiões em que, por um motivo ou outro, fiquei até mais tarde.
Mas note esse versículo:
“E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só.” (Mateus 14:23)
Certa feita, uma senhora com uma forte depressão e que estava internada no HC para se tratar desse e outros males, um pouco antes de receber alta, pediu que eu a acompanhasse a um dos pátios cobertos que há dentro do HC. Chegando ali ela foi até um dos cantos onde existe uma pequena escada, e me falou: “Esse é o meu Lugar Sagrado”. Depois ela me contou que todos os dias em que ela passou ali no hospital, no final da tarde, nos instantes em que tudo se aquietava, ela se encaminhava para aquele cantinho com sua Bíblia e tinha um bom tempo a sós com Deus. Foi isso que a ajudou a sair mais rapidamente da depressão.
Não existe um lugar que seja sagrado por si mesmo. O que o torna sagrado é a presença de Deus. Mas nada impede que assim chamemos aquele cantinho especial onde periodicamente nos encontramos com o Senhor. Eu tenho 3 desses lugares. Os momentos que ali tenho, a sós com Deus, são impagáveis, posso até afirmar que realmente é o que mais gosto de fazer. Leio minha Bíblia, oro, confesso meus pecados, desabafo, agradeço, peço, às vezes choro, medito, enfim, usufruo da presença de Deus.
Você costuma fazer isso?
PARA REFLETIR:
“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6:6)

2 comentários:

  1. Caríssimo Xyko,

    Estar a sós com Deus me faz pensar muito na Sua grande Misericórdia, na sua infinita capacidade de perdoar. Só partindo desse pressuposto eu, ser humano imperfeito e pecador, posso ter a Graça de compartilhar da presença divina.
    Gosto de pensar que "amar a Deus e ao próximo como a 'si' mesmo" é um chamamento para nos perdoarmos a nós mesmos antes de tudo. E todos sabemos como isso é difícil. Quantas culpas, verdadeiros "fantasmas", carregamos por toda nossa vida. E quanto essas situações mal resolvidas, essa falta de amor próprio, de perdão para si mesmo, nos impedem de amar mais livremente tanto ao próximo, quanto ao próprio Deus...
    Assisti recentemente um filme muito doido chamado "A origem". É um filme profano e com muita ação. Não querendo estragar o final para aqueles que não assistiram, eu não pude deixar de ver no final do filme uma referência bem evidente à questão do perdoar-se profundamente a si mesmo...


    Muita Paz,


    PS - as últimas figuras do leão (é o Aslan, não é mesmo?) tem a ver com a juba grande e bonita dele e o JUBÃO 2011 que você participou???

    ResponderExcluir
  2. O que dizer então caro Venâncio desse trecho da Palavra de Deus “Ninguém jamais odiou a própria carne.” Efésios 5:29
    Ezequiel da Silva.

    ResponderExcluir