terça-feira, 31 de maio de 2011

SAUDADE DAQUELAS COM TREMA AINDA

A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar”. (Rubem Alves)
É pouca coisa o que senti, mas serve para ilustrar o que quero dizer. Sexta-feira passada, ao lembrar que no dia seguinte a Denise passaria o dia inteiro fora com os pré-adolescentes da Igreja em um parque temático aqui da região, isso me deu um pequeno aperto no coração. É que na nossa rotina de sábado gostamos de assistir juntos um programa de pesca que passa na TV. Como disse anteriormente, o que senti é pouco, quase nada, perto do que sentiu uma senhora que acompanhei ali no HC-UNICAMP.
A Dona Helena, de 56 anos, estava com o marido em estado terminal, sedado e entubado. Eu ia visitá-los quase todo dia. Esse casal não tinha filhos, família pequena, viviam um para o outro. Um dia ela me disse: “Daqui a um mês nós faremos, ou faríamos, não sei, 25 anos de casados. Nesses anos todos construímos todo um modo de vida, hábitos, rotinas, só nossos. Agora ...”.
Se eu senti tristeza por causa de um dia longe da Denise (à noite estaríamos juntos!), imagine a dor que a Dona Helena está sentindo: seu marido faleceu. Daqui para a frente será só ela e as lembranças que, com certeza, trarão saudades. Saüdades (com trema na letra u), que é como se escrevia uma saudade muito intensa. Saber aproveitar cada momento que podemos ter com aqueles a quem amamos é uma excelente dica.
Acredito que o único consolo que a Dona Helena pode ter é a esperança eterna.
“Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.” (João 14:2)
Claro, fica a imensa dor da separação temporária, mas há todo um porvir de eterno gozo.
“Saudade é amar um passado que ainda não passou,
É recusar um presente que nos machuca,
É não ver o futuro que nos convida...”. (Pablo Neruda)
PARA REFLETIR:
“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” (1 Coríntios 15:19)

Um comentário:

  1. Nossa esperanca nao deve mesmo se limitar apenas a esse mundo e sim nas coisa l'a do ceu.Nao vejo a hora de estar la no ceu, pena de quem fica pois existe a saudade.Sera que alguem vai sentir saudade de mim quando eu partir?? Cintia

    ResponderExcluir