quarta-feira, 1 de junho de 2011

SEM GRAÇA

Era verão. Tinha acabado de cair um daqueles temporais típicos da época; o sol já reaparecera, mas havia uma ou outra poça de água pelas calçadas.
Junto comigo havia inúmeras pessoas ali na frente do hospital onde trabalho.
Do meu lado esquerdo, tropegamente, vinha um homem na minha direção. Vendo-o cambaleando, cheguei a pensar sobre onde aquele homem teria arranjado bebida, já que no campus da universidade no qual está localizado o hospital é proibida a venda de cerveja, pinga ou coisas assim.
De repente ele cai de quatro bem numa das poças.
A reação de todos nós ali foi, com um leve sorriso nos lábios, nos afastarmos!
Naquela posição, na água, ele olha para mim (Por que para mim? Não sei.) e diz:
- Moço, eu acabei de doar sangue e não estou passando bem.
Todos corremos para socorrê-lo.
Comentando esse episódio com uma senhora que tem 3 casos de alcoólatras na família, ela me perguntou qual é a razão que leva as pessoas a se afastarem dos bêbados. E afirmou:
- Quanto mais eles forem desprezados, mais vão beber.
Pode ser!
Será que nos afastamos porque "só eles pecam, e nós não"? Nessa altura você poderia até me dizer que o pecado deles é recorrente. Mas vamos ser honestos: eu tenho os meus pecados que se repetem, e você também tem os seus.
Recentemente preguei em uma Igreja de uma das cidades aqui perto de Campinas. Falei sobre a pecadora que ungiu os pés de Jesus na casa do fariseu Simão.
Comecei interagindo com eles, supondo que todas as vezes que pecássemos nascesse uma verruga cor de abóbora no rosto. No rosto pois, se fosse em outra parte do corpo, poderia ser encoberta e assim ficar escondida.
Ao serem questionados se, ao se arrumarem para irem à Igreja, ao se olhar no espelho um pouquinho antes de sair, percebessem uma dessas verrugas na testa, iriam assim mesmo ao culto, pouquíssimos levantaram a mão!
Por vergonha de revelar aos irmãos que são pecadores, foi a explicação dada por aqueles que admitiram que ficariam em casa.
Reflita sobre esse versículo:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28 RA) Cansado, nesse versículo, significa ato de bater no peito com aflição, tristeza; e sobrecarregado é uma metáfora que representa ser oprimido por alguém com uma carga (de ritos e preceitos sem sentido).
Graça é a maneira como Deus nos olha apesar de sermos o que e como somos.
Temos sido graciosos para com os outros?

2 comentários:

  1. Caríssimo,

    Este texto de João (IJo 1, 8ss) fala bem da questão da humildade de aceitar os próprios pecados, isto é estar de acordo com a Verdade e aceitar a Graça do perdão de Deus:

    "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós."


    Paz e Graça,

    ResponderExcluir
  2. Jesus nao veio ao mundo para os santos, pois,Santo so ha um O proprio Deus, mas veio para os pecadores.Tenho certeza se as pessoas deixassem de ir na igreja por aparecer verrugas d pecado no rosto as igrejas iriao estar vazias, rsrsr.Cintia

    ResponderExcluir