segunda-feira, 13 de junho de 2011

ETERNIDADE

Uma das histórias mais conhecidas dos Evangelhos é a do fariseu Nicodemos (João 3), autoridade do povo de Israel, o qual foi procurar Jesus à noite.
Nessa reflexão em cima desse texto, quero meditar na tendência que temos de pegarmos os assuntos espirituais, transformá-los em assuntos terrenos, para depois os classificarmos como assuntos religiosos.
Quando Jesus lhe ensinou a necessidade do nascimento espiritual (o “novo nascimento”), Nicodemos seguiu por essa trilha.
Note esses versículos:
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho. Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?” (João 3:4-12)
Vemos as coisas pela perspectiva terrena (que é nosso referencial) e temos problemas para as enxergarmos do ângulo de vista do sobrenatural. Quanto mais caminhamos em direção à maturidade espiritual, mais vislumbramos os fatos da vida à perspectiva da morte. Deixe-me explicar: estou enfermo; e não é coisa à toa como uma gripe. E é lógico que pensamos na possibilidade da morte. Calma. Não vou morrer, estou me tratando direitinho. Porém, quer saber de uma coisa? Essa idéia, a de ir para o céu, me empolgou sobremaneira. Não tenho tendências suicidas. É amor por Jesus mesmo, é querer estar com Ele no paraíso!
PARA REFLETIR:
Se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.” (Colossenses 3:1-4)

2 comentários:

  1. Olá meu amigo,
    Que o Senhor possa continuar abençoando sua vida grandiosamente, mesmo na infermidade podemos sentir Deus usando seu servo com palavras bendidas que iluminam nosso ser e confortam nossa alma.
    Obrigada por mais um ensinamento. Sua irmã em Cristo Meire

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo,

    Realmente muito interessante essa conversa de Jesus com Nicodemos. Um ponto que eu acredito que deve ser destacado é que ele procurou Jesus À NOITE (Jo 3, 2). Ele reconhece que Deus "está com Jesus" por causa dos milagres e Jesus lhe propõe nascer de novo da água e do Espírito...
    Gosto de ver nessa cena que Nicodemos, homem distinto entre o povo (gr. nike, vitória e demos, povo), tinha medo de assumir sua fé na pessoa de Jesus, por isso O procura à noite, por medo dos demais judeus que já tramavam contra Ele (Ele já tinha expulsado os vendilhões do Templo). Não bastava renascer da água (batismo cristão - aparência) mas também do Espírito, ou seja, aceitar Jesus humildemente de todo o coração (que é carne - razão, entendimento, e também Espírito - intuição, sentimento - essência). Esse dualismo didático que Jesus usa (de forte influência da tradição grega platônica) já antecipa a difusão do Evangelho entre os gentios de língua grega (o próprio nome Nicodemos denuncia isso).
    Essa proposta é para todos nós, principalmente aqueles que são mais "importantes" e racionalistas...
    Esse é o nosso desafio: superar a escuridão e o medo dentro de nós e realmente abrirmos nosso coração totalmente (carne e Espírito) para Jesus o Cristo...

    "E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás." (Luc 10, 25-28)


    Paz, meu amigo e faça mesmo o tratamento direitinho...

    ResponderExcluir