quarta-feira, 22 de junho de 2011

REFLEXÃO SOBRE A REFLEXÃO

“Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde (...)..” (Gênesis 24:63a)
Eu invisto bastante tempo no meditar, no ficar sossegado para pensar. A Denise às vezes estranha e pergunta a razão de eu estar parado sem fazer nada. E quero também que os outros tenham igualmente o mesmo hábito. Em quase todos os textos que escrevo para postar no Blog, no final coloco um desafio a se pensar. Geralmente escrevo “PARA REFLETIR” e em seguida um texto bíblico. Quando você lê aquilo pega os versículos para meditar? Por que?
“Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração.” (Lucas 2:19)
O que é meditar sobre um texto bíblico?
É fazer alguma perguntas para o texto, tais como:
O que o autor quis dizer para os leitores daquela época?
E para a época de hoje?
Como esse trecho pode aumentar minha comunhão com Deus?
Como esse trecho pode aumentar meu amor pelos outros?
O que preciso fazer ou deixar de fazer?
Experimente fazer isso.
PARA REFLETIR:
“As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!” (Salmos 19:14)

Um comentário:

  1. Caro Xyko,

    Interessante a palavra refletir: do latim re - de novo, e fletire - dobrar, fletir...
    É tomar aquilo que chega até nosso pensamento e tornar a pensar no assunto. É aprofundar e alcançar seus "desdobramentos"...


    Paz,

    ResponderExcluir