quarta-feira, 29 de outubro de 2008

PROPAGANDA ENGANOSA


Com raríssimas excessões, toda propaganda é enganosa, até a evangélica.
O mundo produzido pelos profissionais da publicidade é totalmente ilusório. Eles nos impingem produtos, idéias, filosofias, marcas, e até mesmo pessoas para comprarmos, adotarmos, acreditarmos, consumirmos e até mesmo amarmos.
Todo xampú vai deixar as mulheres maravilhosas, todo desodorante faz os homens terem todas as mulheres, que por sinal são todas lindas. As cervejas transformam a vida na maior festa, inclusive com a presença das mulheres lindas que deixam de correr atras do homem que passou o desodorante e vão dançar em volta dos que estão bebendo. Se você for cliente de um determinado banco estará protegendo a natureza, que é a filosofia da moda. O mesmo acontece se o seu nenê usar um certo creminho para não assar. E o caráter dos políticos é determinado pelos “marqueteiros”.
Muitas igrejas também usam de propaganda enganosa, prometendo cura que vai de unha encravada até o câncer, ou então garantindo que a pessoa vai ficar riquíssima.
“Não vos enganeis, meus amados irmãos.” (Tiago 1:16)
“Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre.” (1 João 2:15-17 NTLH)

3 comentários:

  1. Meu caro Chico,
    Há que se colocar um reparo em seus comentários sobre a propaganda, pois sua função é viabilizar a existência de produtos necessários em nosso dia a dia. Sem a propaganda, seríamos mal-cheirosos, pois ninguém fabricaria desodorantes sabendo que não os venderia. Estendendo o conceito para tudo o mais, nem mesmo a roupa que você usa seria viável. Os exageros, o clima adotado para apresentar um produto, isso é recurso visual, para permitir que os feios se sintam mais bonitos, algo da natureza humana. Há propagandas enganosas, assim como há as igrejas enganosas, que só valorizam os que contribuem com somas significativas. Mas, não podemos considerar todas as propagandas enganosas pois teríamos que assim proceder, por eqüidade, com as igrejas ditas evangélicas, com pastores milionários e aposentadorias garantidas. Separemos o joio do trigo, o enganoso do verdadeiro. Sem a propaganda não existiria a sua tv, o seu rádio, o seu carro, sua vestimenta, seu calçado... enfim, tudo aquilo que se faz necessário, mas nem percebemos o quanto!
    Generalizar a propaganda como maldita seria uma tábula rasa sobre a realidade de nosso mundo moderno.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Acho que pelo estilo e idéias sei de quem é esse comentário, mas respeito o desejo de anonimato (usado talvez para não me sensibilizar). Ver uma modelo linda em uma propaganda faz as feias se sentirem mais belas? Certa feita um publicitário me disse que o povo não sabe o que precisa; e que cabia a eles dizer-lhe! Cite-me uma propaganda totalmente ética. Em tempo: dizer que precisamos usar desodorante é uma coisa, mas dizer que devemos usar "tal" desodorante e que o mesmo fará milagres além de tornar a pessoa cheirosa é desonesto.
    GOSTEI MUITO DO SEU COMENTÁRIO. Enriquecedor. Obrigado.
    Abração.

    ResponderExcluir