segunda-feira, 20 de outubro de 2008

SOFRIMENTO INÚTIL


Certa vez me disseram que o ideograma japonês (ou será chinês?) para “problema” é formado pela figura que representa “obstáculo” mais a que representa “oportunidade”.
Todos os fatos e acontecimentos da vida, como por exemplo desemprego, mudança de endereço, morte, nascimento, casamento, solidão, viagens, doença, festa, visitas recebidas, enfim, tudo o que nos acontece pode ser uma coisa boa ou ruim. Nada é bom ou ruim por si só. Todos esses eventos são neutros. Nossa reação é que determina se isso ou aquilo é (ou foi, ou será) bom ou mal.
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)
Repare que Paulo não exclui nenhuma das coisas da vida, e observe ainda que essa verdade afirmada é condicional.
Em um calendário que ficava pendurado no escritório da Capelania do HC-UNICAMP eu li uma frase muito legal: “Pior que o sofrimento é o sofrimento inútil”. Se não tirarmos proveito das coisas que nos causam dor, tristeza ou perdas, aprendendo e melhorando com isso, então vai ficar só o sofrimento.
Note que assim sendo, e realmente é, alguém pode fazer da sua própria vida um amontoado só de coisas ruins. E muita gente faz isso consigo mesmo.
Sua vida tem sido boa ou ruim?

2 comentários:

  1. Oi pastor,
    ao ler o seu texto me lembrei de uma frase do Rubem Alves em seu texto "A Pipoca":

    "assim como o milho precisa passa pelo fogo para se tornar pipoca, nós também precisamos passar pelas dificuldades da vida para nos tornarmos pessoas melhores".

    O grande diferencial realmente está em como encaramos o sofrimento.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. O óleo fervente tira o que há de melhor do grão, assim como o sofrimento pode tirar o que há de melhor das pessoas.
    O Rubem Alves ainda fala, no texto que você citou, do "piruá", que é o grão de milho que, mesmo jogado no óleo fervente, não estoura. Há pessoas assim!
    Obrigado pela lembrança.
    Abraço, Pr. Chico.

    ResponderExcluir