quinta-feira, 30 de outubro de 2008

TEMPESTADES


As tempestades me deixam apreensivo porque não há nada que podemos fazer para impedir que elas desabem onde estamos. Só nos resta abrirgarmo-nos e esperar que elas passem.
Certa vez eu estava numa praia do Guarujá e fiquei preocupado com umas nuvens muito escuras que se acumulavam numa certa direção. Eu temia que caísse uma tempestade. Um dos moradores dali, familiarizado com o clima, me tranquilizou afirmando que os temporais só desabam quando vindos da direção oposta à daquelas nuvens. E assim foi.
Como leitor assíduo das Escrituras consegui identificar 3 prováveis rotas de origem das que vou chamar de “Tempestades da Vida”.
Lembra do profeta Jonas? Deus lhe ordenara que fosse pregar aos cruéis moradores da grande cidade de Nínive. Provavelmente com medo, ele tenta fugir, em um navio, para a cidade de Tarsis. Deus envia uma tempestade que só termina quando os marinheiros o atiram ao mar, onde ele é engolido pelo famoso grande peixe e de onde só vai sair depois de 3 dias.
Às vezes as pessoas passam por tempestades por desobedecerem a Deus.
Lembra quando Jesus estava em um barco, dormindo, a caminho da terra dos gadarenos junto com os discípulos? (Marcos 4) Aquela região para a qual eles iam era conhecida por forte ação demoníaca. Alguns estudiosos acham até que a tempestade que se abateu sobre eles, quase afundando barco, foi enviada ou procada pelos demônios que a seguir seriam expulsos de 2 homens possessos. Não posso afirmar que isso é fato, mas é uma possibilidade.
Às vezes as pessoas passam por tempestades por enfrentarem ou se envolverem com os inimigos espirituais.
Lembra de Paulo quando viajava como prisioneiro em um navio, a caminho de Roma? (Atos 27) Uma tempestade os atingiu. Eram naturais tormentas naquela região naquele período do ano.
Às vezes as pessoas passam por tempestades por serem parte da vida. Digamos assim, são devido a “causas naturais”.
“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33)
Você está passando por alguma tempestade? Se sim, sabe a causa da mesma? Ela está no começo, no meio ou no fim? Como está se virando?
Mas, se você não está passando por nenhuma tempestade, prepare-se, pois é quase certo que vai passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário