quarta-feira, 15 de outubro de 2008

SÓRDIDA GANÂNCIA


Andando por um dos corredores do HC-UNICAMP com a Dona Ana, uma muito querida voluntária da Capelania, a esposa de um paciente a chama de lado (eu por delicadeza paro um pouco mais adiante). Ela interroga se eu era o Pastor Chico, e quando a Dona Ana confirma, ela pergunta se eu costumo cobrar para fazer oração pelos pacientes!!!!!
Quando eu comentei isso com a Denise, minha mulher, eu questionei de onde ela teria tirado essa idéia absurda, ao que a De falou que era dos pastores que cobram. Pois é, tem gente que cobra!
"Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância", (1 Timóteo 3:8)
"Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade". (1 Pedro 5:2)

2 comentários:

  1. Meu caro amigo Chico Motta,
    Eu não consigo distinguir entre um pastor que cobra para orar e uma igreja que cobra dízimos de maneira agressiva, tendo líderes ricos, até mesmo milionários. Tudo é dinheiro em jogo, e chega-se a pensar que ele é a mola mestra do mundo, na pessoa de um "pastor que cobra para orar", ou na pessoa de igrejas que cobram para enriquecer.
    Cobrar é uma agressão, penso eu. Ainda acho que "dar conforme manda seu coração" é mais aplicável às necessidades das igrejas de toda e qualquer denominação.
    Eu, por exemplo, não "cobro" sua amizade pois vc a dá de coração.
    Certo?
    Um abraço saudoso.
    Jolac

    ResponderExcluir
  2. Certíssimo, meu amigo. Agora pense comigo: como será que Deus se sente quando esses gananciosos põem aquele dinheiro no próprio bolso?
    Um abração, Xyko.

    ResponderExcluir