segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

É BOM PODER ESTAR SOZINHO


Ao sair do supermercado, uma simpática senhora já idosa mostrou bastante admiração ao ver minha cadeira-de-rodas motorizada. Ela até comentou que já falou para o filho que quer uma igual quando não puder mais andar. Ela disse ainda que a grande vantagem de uma cadeira assim é dar LIBERDADE. E é verdade.
E um dos aspectos mais importantes disso é a liberdade de poder ficar sozinho de vez em quando.
Se alguém quer realmente conhecer a vida e a si mesmo, tem que vez ou outra ficar sozinho.
Um momento para diminuir o ritmo, sossegar, colocar as idéias em ordem, e pensar. Fazer uma peregrinação por dentro de si mesmo. Peregrinação é diferente de viagem. Viajar é simplesmente se locomover de um lugar para o outro, peregrinação é “busca”. É ir atrás de conhecimento, compreensão. Conhecer a Deus, a si mesmo e ao próximo.
Mesmo tendo a noção exata da natureza divina e humana, o próprio Senhor Jesus sabia da necessidade de praticar esse exercício:
“Depois de se despedir dos discípulos, Jesus subiu um monte a fim de orar ali. Quando chegou a noite, o barco estava no meio do lago, e Jesus estava em terra, sozinho.” (Marcos 6:46-47 NTLH)
Ele procurava de vez em quando ficar a sós com Deus Pai.
Não fazer isso aumenta, em muito, as chances de incorrermos no erro de termos uma noção distorcida de quem Deus é, da natureza humana e de nós mesmos.
“Não vos enganeis, meus amados irmãos.” (Tiago 1:16)
Mas nem todo mundo quer conhecer a realidade. E por que não quer? Por que quase sempre essa peregrinação interior, é dolorosa.
Quem não sabe fazer peregrinação por dentro de si mesmo, não adianta fazer peregrinação por esses “caminhos sagrados”, ou ditos sagrados, que existem no Brasil e no mundo. Só vai fazer turismo.
“Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.” (Mateus 6:6 NTLH)
Essa recompensa é espiritual, não material.

2 comentários:

  1. O mundo de hoje é agitado e barulhento. Muitas vezes, nos cercamos de barulhos porque tememos a solidão, o abandono. Mas solidão é diferente de solitude. Muita gente não gosta de ficar sozinha porque se sente angustiada, solitária. Mas quando nos percebemos como filhos amados de Deus, a solidão dá lugar à solitude e a angústia vai embora, pois nos sentimos acolhidos pelo Pai. É por isso que também posso dizer que é bom pode estar sozinha!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Heloísa, esses barulhos que você citou estão cada vez mais sofisticados. Vi uma foto de uma multidão andando por uma avenida no Japão onde todos, repito, TODOS os transeuntes usavam aqueles fones de ouvido ligados em MP3, 4, 5, 6 ...
    Logo eles instalam um chip direto na cabeça das pessoas. Assim o sistema terá mais facilidade para fazer o que já é feito hoje, i. é, determinar o que as pessoas vão pensar.
    Um abraço, Xyko.

    ResponderExcluir