sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

DURA LEX SEDE LEX, NO CABELO SÓ GUMEX


Tínhamos um espelho na sala de visitas. Naquela época nós frequentávamos uma Igreja Batista que era extremamente legalista no que se referia a costumes. Bem intencionados nas razões do seu legalismo, mas assim mesmo legalista. As mulheres não podiam usar calça comprida, maquiagem, jóias ou bijuterias.
Um dos rapazes membro daquela Igreja veio uma tarde me visitar. A primeira coisa que me chamou a atenção naquela visita foi o tanto de vezes que aquele moço se arrumava diante do espelho. Ou era o cabelo, ou a camisa, ou ainda os dentes, volta-e-meia ele se olhava.
Depois de algumas conversas preliminares ele revelou o motivo da sua visita: queria saber a razão de a Denise, minha mulher, e a Cíntia, minha filha, ainda usarem bermudas e calça comprida, costume que não era permitido aos membros da Igreja. Eu expliquei que como éramos novos naquela comunidade, elas não tinham um guarda-roupa suficiente para suprir essa nova necessidade, ou em outras palavras, não tinham saias e vestidos suficientes para só usarem isso. Quando acabei de falar, o rapaz levantou-se, foi à frente do espelho e, enquanto arrumava cuidosamente os seus cabelos com um pente que tirara de um dos bolsos da sua calça, me falou:
- Não é nada disso. Eu sei o que é. É vaidade. E isso é pecado, sabia?
Dito isso ele pegou a Bíblia que ele havia trazido, a qual não foi aberta, a colocou debaixo do braço, se despediu e foi embora. Eu gostaria de ter podido filmar a minha cara!
“Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.” (Mateus 23:2-4)
Penso que muitas vezes o legalismo é a “força” de quem peca ou já pecou muito.

2 comentários:

  1. Pastor,
    A cada dia que leio seu blog me identifico mais e mais com ele e com suas palavras e experiências. São maravilhosas.
    O grupo Diante do Trono, fala, em uma de suas canções que "religiosidade e tradições me afastam tanto de ti, Senhor". E é justamente nisso que acredito.
    Enquanto as pessoas se preocupam em usar saia ou calça, em usar brinco ou não, em usar batom ou não, muitas outras estão morrendo sem conhecer a Cristo, estão sedentas por uma palavra amiga e confortável num momento difícil, estão sofrendo, ansiando por um abraço. Creio que Deus se preocupa muito mais se estou amando meu próximo do que se estou de calça ou saia.
    Dia desses tive uma experiência neste sentido. Conheci uma pessoa muito legalista, bem religiosa e nada prática, que guarda o amor que tem bem escondido, sem oferecê-lo ao outro.
    Um grande abraço,
    Flávia
    Brasília-DF

    "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma". 1Co 6:12

    ResponderExcluir
  2. Cara Flávia, sempre me é prazeroso ler seus comentários, obrigado.
    Quanto ao que você escreveu, não lembro quem falou (Madre Tereza?) que no final Deus não vai nos perguntar o que fizemos, mas sim, o quanto amamos, e a quem.
    Um abraço, Xyko.

    ResponderExcluir