quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

QUEM ESTÁ MORTO PRECISA SER CARREGADO


Os discípulos de um grande mestre lhe perguntaram qual é a maior sabedoria. Ele, por um bom tempo os fitou sem falar nada. Os discípulos insistiram na pergunta, mas ele continuou calado. Mais duas ou três vezes eles insistiram, e nada de o mestre abrir a boca. Então eles desistiram. Quando iam se retirando, o mestre falou: “A maior sabedoria é saber ficar em silêncio. Mas nem todos conseguem entender isso”.
Hoje, Quarta-feira de Cinzas, estou começando a me preparar para a Páscoa. E o tema da meditação de hoje é o silêncio.
Refletindo sobre a necessidade de nos colocarmos em silêncio diante de Deus, me passou pela cabeça alguns tópicos que para mim já são um tanto óbvios: o silenciar acalma nosso corpo, alma e espírito, o silêncio proporciona concentração, facilita colocarmos as idéias em ordem, aumenta nossa capacidade de ouvir.
Eu queria algo mais. Então me veio à mente o Salmo 94:17 “Se não fora o auxílio do SENHOR, já a minha alma estaria na região do silêncio”.
A “região do silêncio” refere-se à morte. Na morte há silêncio, e o meu silenciar deve ser como se eu estivesse morto.
Parafraseando o dito popular, devemos nos fazer de mortos para termos vida. Parece uma incoerência, mas não é. Quando estou “morto”, não tenho vontade própria.
“Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.” (Romanos 8:13)
Que de vez em quando em nós haja um “silêncio mortal”, que incomoda, mas traz vida.
“Mas eu me orgulharei somente da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da cruz, o mundo está morto para mim, e eu estou morto para o mundo.” (Gálatas 6:14 NTLH)

2 comentários:

  1. Xico:
    concordo com sua opinião sobre o silêncio. Às vezes não consigo orar...então fico quieta, só pensando. É muito bom porque me sinto em paz.
    Mas bom também é entrar no seu blog todo dia e ver esta foto de você e a Dê. Já me sinto feliz! Vocês são muito legais...beijos!
    Zezé.

    ResponderExcluir
  2. Silenciar e falar, duas coisas bem difíceis que requerem muita sabedoria.
    Você e sua família também são importantes para nós.
    Um abraço, Xyko.

    ResponderExcluir