quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

PARANDO EM CIMA DO MORRO


Um amigo havia me dito que não via hora de se aposentar para ficar sem fazer nada o dia inteiro. Quando finalmente chegou a esperada aposentadoria, ele conseguiu ficar “de papo pro ar” uns 3 meses. Depois desse tempo ele não aguentava mais, nem a mulher dele. Arrumou um emprego (sua experiência acumulada lhe proporcionou tal colocação), saia de casa todos os dias para trabalhar e voltou a ser feliz.
Quando eu fazia o seminário, em uma aula sobre organização da Escola Bíblica Dominical, uma colega perguntou ao professor o que fazer com uma professora já bem idosa, que há muitos anos dá aula em uma classe de criança, e que notoriamente não tem mais condição de continuar, mas não pensa nem quer parar. Eu sugeri uma “Festa Surpresa de Despedida”.
Já tivemos esse mesmo problema com voluntários ali no HC-UNICAMP. Pessoas que não teem mais condições de trabalhar na visitação, mas se pararem morrem. É como bem definiu o Pastor Sílvio, capelão dali, o serviço não precisa mais da pessoa mas a pessoa precisa do serviço.
Lembro-me que certa feita estava conversando com uma médica e lhe dizia que não queria ficar velho como um casal que passava o dia inteiro sentados na varanda da casa em total inatividade. Aquela médica me alertou que nem tudo se pode fazer pois o corpo se desgasta e fica limitado. Isso é fato, mas há muita coisa que se pode fazer ainda que sejamos velhos.
“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.” (Salmos 92:12-15)
Tenho minha aposentadoria (aos 65 anos) planejada: não pregar nem dar mais aula, gastar muito tempo orando, lendo a Bíblia e meditando, escrever muito, se houver jovens com paciência para me ouvir ter alguns discípulos, ler muito, e jogar bastante xadrez.
Para meditar, deixo alguns versículos:
“Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo o respeito; e honrem a mim, o Deus de vocês. Eu sou o SENHOR.” (Levítico 19:32 NTLH)
“Uma vida longa é a recompensa das pessoas honestas; os seus cabelos brancos são uma coroa de glória.” (Provérbios 16:31 NTLH)
“A beleza dos jovens está na sua força, e o enfeite dos velhos são os seus cabelos brancos.” (Provérbios 20:29 NTLH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário