quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O OLHAR DE JESUS


“E Jesus, fitando-o, o amou(...)” (Marcos 10:21a)
“Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.” (Lucas 22:61)
Como será que era o olhar de Jesus?
Sabemos que, apenas com um olhar, podemos expressar todas as emoções e muitos pensamentos. Há uma eloquência enorme nos nossos olhos.
Olhando para o jovem rico, Jesus manifestou amor.
Já o olhar firme de Jesus para Pedro é difícil de se definir. A princípio eu pensei que foi com uma expressão de “Eu avisei, não avisei?”, mas depois conclui que isso não se coaduna com as atitudes do Senhor. A Célia, minha amiga da Capelania, pensa que pelo olhar, Jesus disse algo parecido com “Pedro, eu não podia fazer nada enquanto você não me negasse, mas agora posso manifestar a você o meu amor compreensivo”. Uma coisa sei, em um momento crítico da vida de Jesus, e da história, nosso Mestre arrumou um tempo para “olhar” para aquele discípulo que Lhe era especial.
Ele está olhando para mim agora. Ele está olhando para nós agora. Ele está olhando para você agora.
E é com esse mesmo olhar que devemos olhar os outros.
“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6:22-23)
“Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo.” (Mateus 18:9)

2 comentários:

  1. Seu maravilhoso olhar, seu maravilhoso olhar, tranformou meu ser, TODO meu viver seu maravilhoso olhar...

    ResponderExcluir