terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A HORA DO BANHO


Parece que estou vendo e ouvindo o meu pai dar um suspiro de alívio ao se sentar no seu lugar favorito no sofá da sala.
Ao lado havia uma mesinha, onde ele deixava os óculos, o livro que estava lendo, a revista de palavras cruzadas, e uma revista.
Ele tinha acabado de tomar seu banho naquele dia.
Ele tinha gota e cada banho era um sacrifício de muitas dores, o incômodo de depender dos outros e muitas outras dificuldades.
Já vi vários pacientes no HC sentirem alívio ao perceber que o banho já terminara. Talvez para algumas pessoas seja difícil avaliar essa sensação de etapa cumprida. “Um simples banho!” você pode pensar mas, para alguns, como era para o meu pai, para alguns pacientes e para mim também o é, um banho é muito complicado.
Lembro direitinho quando ele disse: “Ufa, o de hoje já foi, agora posso descansar e sossegar um pouco. Amanhã tem outro, mas vou deixar para me preocupar com isso só amanhã”.
Ele estava vivendo, sem se dar conta, o princípio bíblico que se segue: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mateus 6:34)
Essa é uma das coisas que mais me empolga no cristianismo, isto é, com as promessas de Deus feitas no passado em mente, devo viver no presente cada dia e dia após dia, com uma sólida esperança no futuro.
“O amor do SENHOR Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do SENHOR!” (Lamentações 3:22-23 NTLH)

2 comentários:

  1. Pastor,
    Esta semana está demais! Suas mensagens parecem direcionadas para mim, rs.
    Antes, eu imaginava o futuro, via o futuro e vivia o futuro. Quando minha mãe adoeceu aprendi a viver um dia de cada vez. Continuo fazendo planos, é claro, mas já não sou aquela pessoa ansiosa e agoniada de antes.
    Já não sofro mais com o futuro, já não fico angustiada com as coisas que podem vir a ocorrer, afinal, nem sei se ocorrerão e se eu estarei lá quando ocorrerem.
    Muito obrigada pela palavra abençoada. Fique com Deus.
    Um grande abraço,

    Flávia
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  2. Flávia, quase que essa semana eu fico sem postar ostextos, pois estou em férias.Mas pensandoem pessoas como você, que nos visitam sempre, é que resolvi não interromper. Seu comentário para mim foi um prêmio. Muito obrigado.
    Um abra,co, Xyko.

    ResponderExcluir