segunda-feira, 2 de março de 2009

POR QUE VOCÊ ORA?


Essa pergunta atravessou meu corpo, alma e espírito como um raio. Por que oro? Lembro-me de estar ouvindo um estudo bíblico quando o palestrante comentou que “quem não acredita em Deus, ao nos ver orando, deve pensar que somos loucos, pois parece que estamos falando sozinhos”. Por que oro?
“Orai sem cessar.” (1 Ts 5:17)
Confesso que já o fiz por ativismo. Havia a reunião de Oração e eu cria que todo cristão tem que participar de toda atividade da Igreja. Nessas reuniões eu falava, como se estivesse orando, para aqueles que me ouviam, não para Deus.
“Orai sem cessar.” (1 Ts 5:17)
Já orei, também, só para Deus me dar o que eu queria. Dia após dia. Vamos ver mais adiante que pedir as coisas a Deus não é errado, o que é errado é achar que orando vamos conseguir o que desejamos porque temos fé.
“Orai sem cessar.” (1 Ts 5:17 RA)
Há quem ore por superstição. É como se fosse uma “reza forte”. Isso, pelo menos nunca fiz.
“Orai sem cessar.” (1 Ts 5:17 RA)
Numa reunião em que eu estava, um irmão pediu para orarmos pelo pai de um colega de trabalho dele, o qual estava com câncer. Eu não conhecia nem o colega do nosso irmão e muito menos o pai do colega. Mas orei. Por que? Não sei. Depois daquela noite nunca mais tive notícias daquele caso, nem procurei saber. Então por que orei?
“Orai sem cessar.” (1 Ts 5:17)
Por que tenho que orar sem cessar?
A resposta dessa pergunta eu a obtive resolvendo uma outra questão: por que Jesus Cristo orava? Creio que é porque nosso Senhor havia experimentado uma comunhão tão grande com o pai que Ele orava para usufruir disso. Ele tinha que orar para ter comunhão com o Pai. Orar é ter comunhão com Deus.
“Por estarmos unidos com Cristo, por meio da nossa fé nele, nós temos a coragem de nos apresentarmos na presença de Deus com toda a confiança.” (Efésios 3:12 NTLH)
Eu posso elogiar a Deus, posso pedir as coisas para Ele, compartilhar o que me aconteceu ou o que me passa pelo coração, mesmo que como Deus Ele já saiba de tudo, posso desabafar, posso até ficar em silêncio pensando n'Ele e curtindo Sua divina presença.
Antes eu não me considerava um homem de oração porque achava que a mesma era uma atividade árdua e tediosa. Hoje não.
Eu amo orar porque amo a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário