terça-feira, 3 de março de 2009

 O ESCRITÓRIO DA CAPELANIA 

Já é minha rotina: ao chegar no HC passo primeiramente no escritório da Capelania, guardo as coisas que não preciso levar durante as visitas aos pacientes, verifico se tem algum recado ou pedido específico de visita, pego o material que vou precisar (literatura, material de anotação, ...), passo na Capela que é ao lado do escritório para fazer uma oração e subo para as enfermarias ao encontro dos pacientes, acompanhantes e funcionários que Deus planejou contatarmos naquele dia. No meio da tarde ou da manhã uma pausa de uma meia hora para um cafezinho e bate-papo.
O espaço físico usado pelo serviço de Capelania do HC não é grande: são duas salas pequenas e uma Capela que acomoda talvez umas 60 pessoas. É o que precisamos. O escritório tem uma organização suficiente para dar um suporte a quem vai trabalhar com as pessoas que ali estão, não é um fim em si. Na Capela acontecem as reuniões de adoração, louvor, oração, pregação e comunhão, que são curtas e objetivas.
Naquela meia hora para tomar café são compartilhadas as fortes emoções vivenciadas no trabalho lá em cima nas enfermarias, são tiradas as dúvidas, há orientação sobre como proceder nas diversas situações que nos defrontamos, há desabafos, troca de idéias, descontração, piadas e bom humor. Há muito respeito pelas idéias dos outros (mesmo que erradas!) e principalmente pelas pessoas. Há amizade e fraternidade entre pessoas de diversas denominações. É muito gostoso ficar ali, mas logo nós já voltamos para a luta, agora revigorados. Nosso objetivo ali no hospital não é ficar curtindo o escritório, mas servir a Deus e aos pacientes. É evangelizar, ensinar, discipular, consolar, servir, distrair, levar esperança, enfim AMAR.
Eu acredito que a minha e a sua, as nossas Igrejas devem ser assim. Uma “base” de suporte para nossas “incursões” no mundo.
O que você pensa?

3 comentários:

  1. Eu penso que é um privilégio servir a Deus e às pessoas - tanto as que precisam e reconhecem, quanto aquelas que desdenham. Afinal, é com essas que mais aprendemos o que é amar.
    Admiro muito o trabalho de todos vocês na capelania do HC, e posso dizer que quando estive aí, por uma tarde, foi transformador. Eu realmente senti que Deus se manifesta nesse lugar. À medida que fui lendo o post de hoje, fui me lembrando desse dia em que estive aí, acompanhei algumas visitas, conversamos, tomamos café, tudo exatamente como descrito... inclusive a disposição de amar.
    um abração, Xyko, obrigada por compartilhar tanto conosco.

    Andréia Barbosa.

    ResponderExcluir
  2. Volte a nos visitar. Vai ser um prazer.
    Abraço, Xyko.

    ResponderExcluir
  3. Caro Xyko
    Eu já tive a oportunidade de estar aí,no HC e ver rostos se transfigurarem quando ouvem suas mensagens de amor a Deus. Vc é a pessoa certa, no lugar certo e que tem a ajuda de Deus para exercer esse trabalho tão importante de conversar com os enfermos sobre o plano da salvação. Vc não é mais um pastor na frente de um computador, mas sim um pastor que vai, com sua cadeira, até onde estão os que mais precisam. Deus o mantenha assim, ativo,por muitos anos, meu caro!

    ResponderExcluir