sábado, 21 de março de 2009

PENSE NISSO 67


O mal só existe onde há liberdade.

5 comentários:

  1. Caro Chico Motta,
    Como diz o seu blog, isto dá o que pensar. Se a liberdade for tomada em seu sentido extremo, não concordo com sua afirmação de que o mal só existe onde há liberdade. Nos presídios não há liberdade, e o mal ali está, personificado. Nas ditaduras não há liberdade de expressão, a mídia é censurada, e há o mal na presença dos chaves, dos morales, etc. Os monges budistas vivem confinados entre quatro paredes, sem contato com outras pessoas, fazendo regime de fome, orando. O conceito de liberdade, ali, existe embora de modo um tanto relativo. No entanto, não acredito que exista o mal, entre eles, de uma forma geral.No casamento cristão há certas liberdades, mesmo quando os dois cônjuges pautam suas vidas evitando abusos, desvios de conduta, permissividades. E não há, necessariamente, o mal presente, de mãos dadas com a felicidade.
    Feita a polêmica, resta sua resposta.
    Um abraço amigo.
    JL

    ResponderExcluir
  2. Caro Amigo Lacerda. Liberdade é direito de escolha. Uma pessoa pode estar presa e ainda tem a liberdade de, por exemplo, odiar ou não seu carcereiro. Conheço uma pessoa que pensa que Deus deveria impedir que pecássemos. Se Deus assim o fizesse, não teríamos LIBERDADE, pois não teríamos escolha. A implicação mais profunda disso é que Deus só quer ser amado livremente, Ele não nos obriga a amá-Lo. E quando não amamos a Deus é que surge o mal.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Chico Motta,
    Se liberdade é direito de escolha, segundo vc escreveu acima, então quem tem direito de escolha vai em busca do mal, que "só existe onde há liberdade". Isto não me parece congruente. Eu acredito que todo mundo tem o direito de escolha, e assim tem liberdade. Mas, nem todos que escolheram certo (e usufruem da liberdade) vivem próximo ao mal, nem o adotaram. Continua o impasse. Seu blog dá o que pensar... e você é o autor dele. Logo, explique como sairmos dessa!
    Um abraço
    JL

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo e irmão Lacerda, o assunto está tão inspirativo que o texto a ser postado amanhã, dia 26 de março, será a continuidade dessa nossa rica troca de idéias.
    Abração, Xyko.

    ResponderExcluir
  5. Caríssimo Chico Motta, Paz e Bem!
    Parece-me bastante lógico que a liberdade é o pré-requisito fundamental para a existência do Bem e do Mal. Deus criou o universo gerido por leis bem definidas e maravilhosas... Mas quem é regido por leis não é livre, portanto, não é capaz de amar. O amor pressupõe liberdade e o verdadeiro Amor (com A maiúsculo) além de livre, é também incondicional (Jesus veio pessoalmente nos ensinar isso...). O Amor é sentimento, mas é também mandamento (Jo 13, 34), envolve gasto de energia, esforço (para amar os amigos já é difícil, imagine os inimigos...), temos que entender que devemos amar TODOS os nossos irmãos, como Jesus nos ensinou (os amigos - os "próximos" - os não tão amigos e até os inimigos). Temos que querer e nos esforçar todos os dias para Amar... Bom, essa é a vontade de Deus e só ama quem é livre... não dá para amar de verdade por interesse, medo, desejo ou qualquer outro condicionamento. Se o Bem é Amar, o Mal é não Amar... A postura, a atitude, a vontade de Amar precisa ser cultivada desde de criança e todos os dias. É uma opção fundamental e profunda de cada ser humano livre (e dentro do coração todos somos livres) que viveu, vive e viverá neste planeta Terra! Desse modo, parece-me claro que quem não Ama colabora para que o Mal floresça neste mundo no lugar do Bem (= Amor). Concluo repetindo, somente quem é realmente livre é capaz de Amar e também não Amar... Confira Dt 30, 19s. Grande abraço!!!

    Venâncio

    ResponderExcluir