terça-feira, 17 de março de 2009

CALADO


O que você falaria para uma mãe que acabou de perder um filho criança ainda?
E para uma moça que não consegue arrumar namorado?
E para uma recém-casada que ficou viúva?
E para alguém que foi traído?
E para alguém que acabou de saber que tem pouco tempo de vida?
E para um pai de família que não consegue arrumar emprego?
Confesso que existem ocasiões em que eu não sei o que falar. E sabe o que eu faço? Fico calado.
E quer saber de uma coisa? Na maior parte das vezes funciona bem mais. O importante é só estar junto. Já ouvi pelo menos dois testemunhos de pessoas que haviam perdido parentes próximos e que não conseguiam lembrar o que as pessoas disseram no momento da dor, mas lembravam de cada um que estava lá!
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: (...) tempo de estar calado e tempo de falar.” (Eclesiastes 3:1 e 7)
Parece-me que as pessoas acham que sempre teem que ter uma palavra, um dito, um conselho, uma solução; enfim, pensam que é necessário falar algo. A idéia que se tem é que a sabedoria está diretamente ligada ao falar, mas convenhamos, saber calar exige tanta sabedoria quanto o falar.
Eis a seguir, um outro aspecto que mostra que há comunicação importante sem que seja necessário o uso de palavras: “Não existe nada mais interessante que a conversação de dois enamorados que permanecem calados" (Achile Tournier).
Escrever mais do que isso pode ser falar demais.

4 comentários:

  1. É muito difícil saber o momento de ficar calado. Deveríamos ter dificuldades mesmo é em saber quando falar.
    Observando nosso Mestre percebemos que Ele tinha sabedoria e domínio da língua. Colocando-me algumas situações que Ele passou me vejo tagarelando sem parar, enquanto Ele permaneceu em silêncio.
    Eu preciso aprender muuuuuuuito com meu Mestre. Mas é tão difícil...

    OBS.: Estou lendo todos os posts, mas nem sempre dá pra comentar... seus textos tem feito parte do meu momento devocional.

    Abração Xyko.

    Andréia

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz ao saber que temos um contato diário. Como você, também tenho muito o que aprender com o SENHOR JESUS.
    Um abraço, XYKO.

    ResponderExcluir
  3. Caro Chico,
    Existe uma colossal diferença entre ficar calado mas estar presente, e ficar calado sem estar presente. Eu lembro muito bem quem esteve nos velórios de meus pais e, como vc disse acima, não lembro o que disseram. É uma situação típica onde se encaixa o velho ditado "Calar é ouro, falar é prata!". O seu silêncio, Chico, é altamente eloquente (sem trema, agora)pois sua comunicação facial transmite o que palavras não transmitiriam.
    Um enorme e saudoso abraço.
    JL

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Lacerda. Certifico que você está sempre presente.
    Abraço, Xyko.

    ResponderExcluir