quarta-feira, 20 de maio de 2009

COMO EU ORO


Sempre que passo pelo prédio de apartamentos onde morava um casal antes de se separarem, eu oro por eles (tomara que eles leiam isso e se identifiquem).
Oro por um casal de conhecidos ao passar em frente do ponto de comércio deles.
Gosto de passear com a minha cadeira-de-rodas motorizada bem devagar e ir orando, de preferência onde haja árvores.
Oro por quem está dirigindo o louvor, pregando no culto ou dando aula na Escola Bíblica. Antes de participar de uma dessas atividades também oro.
Me inspiro ao ler as orações registradas na Bíblia e oro.
Anoto o nome de pessoas que pediram orações e oro por elas.
Oro pelas pessoas que leem meu Blog. Por onde será que andam a Flávia, o L. e a Andréia que sempre deixavam comentários? Eu oro por eles também.
Às vezes falo para uma pessoa que vou orar 3 vezes por ela, isso me obriga a orar.
Propus ao Thiago Zambelli e ele topou. Nos encontramos para orar uma vez por semana. Quando ele for para o campo missionário arrumo outro.
Oro com a Denise, minha mulher. No nosso devocional diário (quer dizer, quase diário) e antes das refeições. Sempre oramos pelos aniversariantes.
Oro também sempre que passa uma ambulância, carro da polícia ou dos bombeiros que notoriamente estão atendendo uma ocorrência.
É assim que entendo o “Orai sem cessar” (1 Ts 5:17).

16 comentários:

  1. Oiiii, que saudades, descobri seu blog hj, e infelizmente só tive tempo de ler o primeiro texto, mas FELIZMENTE sei q de agora em diante poderei todos os dias ler algo q sei q além de vir do fundo do seu coração quem sempre te auxilia nestes textos é Deus.Mande um bjo pra Denise . E ainda te mando um bolo colorido. Bjus Flavia, irmã da Claudinha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pastor,
    O senhor terá que orar pelas "Flávias". Risos.
    Mesmo não postando comentários, leio seu blog diariamente e também tenho orado pelo senhor, para Deus usá-lo cada dia mais , trazendo tantas mensagens abençoadas como tem trazido.
    Gostaria que o senhor passasse seu e-mail (se puder, é claro).
    Um grande abraço em Cristo Jesus.

    Flávia
    Brasília-DF

    flavyaaraujo@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Xyko,
    Que legal ver seu Blog...um grande abraço.
    ZECA SANTOS - Acampamento ImagoDei
    Piracicaba SP

    ResponderExcluir
  4. Caro Xyko,

    Do latim orationis, reza, súplica... gosto de pensar na oração muito mais como uma postura de abertura de coração. Acredito que Deus não precisa de nossas preces para fazer o Bem para conosco. A oração nos aproxima de Deus, Jesus orava cada vez mais para se identificar com o Pai... e nós, se pedimos o Bem, vamos nos identificando com o Bem. Rezamos pelo passado, pelo presente e pelo futuro. Devemos rezar com o coração, fórmulas devem ser superadas, é um exercício de humildade para com Deus e com os irmãos, nos prepara para o Amor..."Pedis e recebereis...", o que é que nós temos pedido para Deus? Oração para mim é um grande mistério. O que você acha?

    Paz,

    Venâncio

    PS - a Célia agora é seguidora do Blog!

    ResponderExcluir
  5. Flávias: que bom saber que vocês estarão sempre conosco aqui nesse nosso espaço. Flávia, eu quero o bolo sim, e Flávia, entra em "Visualizar meu perfil" que lá tem meu e-mail.
    Um abração pras duas, Xyko.

    ResponderExcluir
  6. Venâncio, duas observações: primeira, orar é um ato de reconhecimento da presença de Deus; segunda, às vezes tenho, por ser um cabeça de pudim, que recorrer a algumas fórmulas de oração. Isso não acontece com você?
    Um abraço, e nos vemos na hora do café da Célia, Xyko.

    ResponderExcluir
  7. Chico, passo aqui diariamente também. Ore por mim!hahahaha
    Abraços,
    Fany.

    ResponderExcluir
  8. Caro Xyko,

    Orar faz bem para o corpo (diminue a pressão arterial, a frequencia cardíaca, relaxa a musculatura, etc, existem estudos que mostram isso), para a mente (dá sentido para a vida, acalma, abre o coração para o Bem...), mas na hora da real relação com o Pai, com o transcendente, fico pensando se a gente realmente alcança o mistério... dizemos que a oração tem poder, Deus é que tem poder. Talvez Ele mude de vez em quando o curso da natureza por causa dos nossos pedidos, mas isso sempre deve acontecer com a nossa participação ("Fazei o que Ele vos disser..." Jo 2, 5). As fórmulas ajudam, e eu as uso muito, principalmente nas orações comunitárias, mas acho que não devemos parar por aí... não devemos perder o sentido do mistério da oração.

    Paz,

    Venâncio

    ResponderExcluir
  9. Querido Chico,
    Estava aqui, no meu horario de almoço atualizando a leitura do blog (porque o Senhor me deu uma pessoa, um presente valioso e tive que me dedicar ao relacionamento pessoal nesses dias, nem e-mails estava lendo!)e vi que vc sentiu minha falta por aqui... tenho que dizer que também senti falta de suas palavras...mas agora estou de volta agradecida a Deus por você permanecer escrevendo, mesmo quando não há comentários... Deus se agrada de sua vida... um abraço carinhoso.
    Andréia

    ResponderExcluir
  10. Andréia, que bom tê-la de volta. Que Deus continue a abençoá-la cada vez mais.
    Um abraço, Xyko.

    ResponderExcluir
  11. Oi, XyKo, é a primeira vez que acesso aqui.
    Ainda não vi os outros textos, vou ver em seguida. Ví que você ora pelos leitores, é bom saber que alguém estará orando por mim.
    Preciso de forças para voltar à orar de verdade. Tenho desejos em meu coração que não se realizam por mais que eu tente e sinto que somente Deus poderá me ajudar. Preciso voltar a orar. Preciso de forças!!!

    Gostei da mensagem sobre oração.
    O meu maior desejo é voltar a falar com Deus em oração.

    Parabéns pelo blog.

    Lí e gostei. Voltarei!

    Viviane

    ResponderExcluir
  12. Cara Viviane. Quarta-feira, ontem e hoje já orei por você.
    Obrigado por ter escrito. Espero tê-la sempre conosco.
    Um abraço, Xyko.

    ResponderExcluir
  13. Ola pastor Xyko, tbm sou assim, sempre que passo em frente hospitais, qnd vejo pessoas brigando, casas de recuperaçãoo, sempre me lembroo das pessoas inclusive de Vooç que tive prazer de conhecer no acampamento da Igreja Batista do maria antonia..

    Sempre passo por akii
    Grande abraços Débora!!!

    ResponderExcluir
  14. Débora, que bom tê-la por aqui. Obrigado.
    Dê por mim um abraço no pessoal do M. Antonia, e ao Pr. Reinaldo também.
    Abração especial para você.
    Xyko.

    ResponderExcluir
  15. Oi Chico, tambem oro quando passa ambulância e carro de bombeiros. Moro numa avenida nos EUA que passa ambulância, polícia ou Bombeiro pelo menos duas ou tres vezes por semana. Tambem oro quando perco o sono à noite, começo a me lembrar de pessoas que conheço, parentes, amigos, e oro por eles. Oro por você neste momento. Pare que Deus continue abençoando seu ministério. Obrigada por orar por mim. Tenho certeza que se lembra de orar por mim, nem que seja de vez em quando!
    Abração,
    Ivete (Kibon, Sempre o melhor sorvete!) essa é antiguinha, lembra?

    ResponderExcluir
  16. ola querido,que saudade de vc,da De e da Cinthia ore por mim(Milena e pela Ana da congrega)somos do Samu(ambulancias) e saiba as viaturas voam e sempre sinto a presença de Deus a nos proteger no percurso e nas ocorrencias.Deus ouve responde suas oraçoes com CERTEZA!!!.Beijo grande na familia,Milena e Nati

    ResponderExcluir