sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

ESCAMBO


Quando eu tinha 9 meses de idade eu contraí poliomielite, ou “paralisia infantil”. Naquele tempo não havia vacina. Logo que contraí esse mal, minha situação ficou crítica, pois eu corri sério risco de morrer. Meu pai, brincando é claro, dizia que o médico lhe afirmara que eu, ou morreria ou ficaria bobo. Como não morri ...
Agora voltando a falar sério, naquela época em que minha vida estava por um fio, uma tia do meu pai fez uma promessa: se eu não morresse, meu pai (não ela) subiria de joelhos as escadarias do Monte Serrat, em Santos, minha cidade natal. Se não estou enganado, são quase 150 metros de altitude. (Veja a foto)
Eu não morri, meu pai não pagou a promessa da tia dele, e não fiquei bobo.
Por que será que as pessoas fazem promessas? Muitas com certeza para obter algo em troca, propondo um negócio com Deus, na base do “toma lá, dá cá”. Há uma séria advertência contra isso no Velho Testamento:
“Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras.” (Eclesiastes 5:1-2)
Com que temeridade nos colocamos diante de Deus propondo, ou até mesmo dispondo, as coisas do jeito que nós queremos! O Texto Sagrado continua:
“Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias. Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é que não votes do que votes e não cumpras.” (Eclesiastes 5:3-5)
Primeiro Deus nos exorta a pensarmos bem que tipo de voto vamos fazer. Há votos aceitáveis para Deus, por exemplo, de ação de graças. Mas negociatas são tolices.
A segunda exortação é para que se cumpra o voto feito.
“Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.” (Mateus 5:37)
Prometer coisas para Deus tentando obter algum lucro, eu não faço. Não sou bobo!

Um comentário:

  1. Caro Xyko,

    Muitíssimo interessante a sua história! Para mim faz tudo muito sentido...
    O morro de Santos, chamado Monte Serrat tem esse nome pois lá em cima tem uma capela dedicada à Nossa Senhora de Mont Serrat. Dizem que essa devoção à Maria surgiu na Espanha, na época da Reconquista, da luta contra os mouros, quando as igrejas foram esvaziadas pelo perigo de saques e os altares e imagens distribuídos e escondidos. Conta-se que anos e anos depois, na região da Catalunha, um pastor encontrou uma imagem de Maria com o Menino no colo, em perfeito estado (todas as outras já tinham se deteriorado com o tempo) dentro de uma caverna numa montanha que tinha picos pontiagudos em forma de serra (daí o nome de Monte Serrate). Aí ela começou a ser venerada, sendo-lhe atribuídos milagres.
    Pois bem, no séc. XVII, com a invasão dos holandeses à cidade de Santos, muitas pessoas se esconderam na capela de N.S. de Mont Serrat, no alto do morro de São Jerônimo (como era chamado na época). Os violentos holandeses ao tentarem subir no morro (provavelmente matariam muitas pessoas se conseguissem) foram surpreendidos por um desmoronamento que não só os impediu de subir, como ainda favoreceu a sua expulsão da cidade.
    A partir daí, N.S. de Mont Serrat passou a ser a padroeira da cidade e o monte passou a ser chamado por esse nome.
    Numa outra história parecida, a morte quis levar um menino de nove meses em Santos há muitos anos, mas ela não conseguiu alcançá-lo, pois ele estava bem protegido no colo de sua mãe, que fugiu para o alto de um morro (para ficar mais perto do pai do menino, que mora lá)... até hoje a morte tenta subir no morro, até uma escada já fez, mas ainda não conseguiu tirar o menino do colo da mãe (todos esperam que demore bastante...). Dizem que no dia que a morte chegar perto demais, a mãe vai fugir com o menino para uma caverna e talvez nunca mais seja vista de novo. Uns dizem que esse menino é arteiro, que de vez em quando foge do colo da mãe para fazer estripulias. Um dia, estava correndo e caiu, ficando com o pé torto... outros dizem que o pé dele é torto porque uma vez a morte chegou a puxar o pé dele... mas a verdade é que esse menino é também um pouco rebelde e de vez em quando briga com seu pai e, como naquela história de Jacó (que da mesma forma sonhava com escadas), também ficou com algumas sequelas... mesmo assim o pai dele gosta muito dele.

    Querido amigo, para mim isso tudo faz muito sentido... e para você?

    Muita paz,

    PS - Pode contar essa história para a menininha que anda de costas...

    ResponderExcluir