segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PROJETOS E SONHOS


Quem me alertou para esses fatos foi o Marcos, psicólogo do Ambulatório de Neurologia do HC-UNICAMP. Em uma conversa informal ele revelou sua preocupação com os estudantes de hoje em dia. Segundo ele, os jovens não teem mais sonhos, só projetos. Enquanto conversávamos, me lembrei de uma tarde em que eu andava por um dos corredores do hospital e à frente caminhava uma residente. Uma senhora simples e idosa, com um papel na mão a aborda e pergunta onde que ela deveria ir para fazer o exame descrito naquele documento. Sem parar e sem olhar o papel a moça respondeu: “Eu sou médica, não segurança”. Além de ser mal-educada, aquela jovem não tinha acalentado o sonho de ajudar o próximo, mas tinha realizado o projeto de ser médica.
Não sou contra o termos projetos e planejamentos. Mas quando é só isso que motiva um jovem, aí temos problemas. Sonhos envolvem ideais e valores, enquanto que projetos envolvem atividades e resultados. Reconheço que tanto os projetos quanto os sonhos podem ser egocêntricos, mas o que proponho é ensinarmos essa juventude a ter sonhos altruístas realizados através de projetos do mesmo naipe.
É uma tendência humana o buscar autonomia e independência por seus próprios esforços e méritos. Assim jogamos Deus para o escanteio. Veja um exemplo:
“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna. Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tiago 4:13-17)
O antídoto contra o egocentrismo é a humildade. Humildade é uma virtude e, como tal, parte de uma decisão pessoal. Ninguém nasce humilde. Quem é humilde é porque decidiu ser assim. Veja o conselho que Pedro, o apóstolo, dá aos jovens:
“Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:5-7)
Mas sabe de quem é a culpa de os jovens estarem assim? É dos pais.
Concorda?

Um comentário:

  1. Caro Xyko, preocupa-me também a difusão na sociedade atual desse utilitarismo galopante, que só se preocupa com o resultado final e imediato das coisas, esquecendo-se dos meios e arrependendo-se muitas vezes, quando os resultados não são os "projetados"... os sonhos vem direto do coração e são curtidos ao serem vivenciados. Mais uma vez o equilíbrio deve ser a regra: nem só os pés na terra, nem só a cabeça nas nuvens.
    Essa é a vida...

    Paz,

    ResponderExcluir