sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

MEU REI

“Então, Pilatos lhes soltou Barrabás; e, após haver açoitado a Jesus, entregou-o para ser crucificado. Logo a seguir, os soldados do governador, levando Jesus para o pretório, reuniram em torno dele toda a coorte. Despojando-o das vestes, cobriram-no com um manto escarlate; tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, na mão direita, um caniço; e, ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus! E, cuspindo nele, tomaram o caniço e davam-lhe com ele na cabeça. Depois de o terem escarnecido, despiram-lhe o manto e o vestiram com as suas próprias vestes. Em seguida, o levaram para ser crucificado.” (Mateus 27:26-31)
Aqueles soldados estavam diante do Rei do Universo! Eles não sabiam o que estavam fazendo. Se soubessem ...!
Às vezes estamos na mesma situação. Nós sabemos que Jesus é o Rei do Universo, mas será que não fazemos uma paródia do Cristo como nosso Rei? Podemos ser soldados escarnecedores, súditos fiéis, cortesões bajuladores, escravos de outros, filhos do Rei.
Como temos nos colocado diante de nosso Senhor? Não estou querendo trilhar aqui o caminho obscuro muitas vezes ensinado que devemos estar (ou sermos!) santos para nos colocarmos diante do Deus 3 vezes Santo. Inácio de Loyola nos ensina que podemos e devemos nos colocar a Seus pés tal como somos e estamos.
Deus é amor:
“E nós mesmos conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amor. Deus é amor. Aquele que vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele. Assim o amor em nós é totalmente verdadeiro para que tenhamos coragem no Dia do Juízo, porque a nossa vida neste mundo é como a vida de Cristo. No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.” (1 João 4:16-19 NTLH)
Se nós imaginamos Deus cujo poder é militar e que está de olho só para punir todos nossos erros, ao vislumbrarmos que “ELE É AMOR” nos decepcionamos, colocamos em suas mãos um cetro de bambu, um trapo à guiza de manto e uma coroa de espinhos. E sarcasticamente nos ajoelhamo diante d'Ele.
Tal como você é e está, volte-se para Ele. Ele tem todo o amor por você.

Um comentário:

  1. É isso aí...

    Amor absoluto é liberdade absoluta (escolha sincera), pureza absoluta (sem segundas intenções) e misericórdia absoluta (sem coações ou medos)...
    Acredito que é isso que devemos buscar sempre.

    Paz


    PS - O Aslan está maravilhoso na figura...

    ResponderExcluir