segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

OLHOS ABERTOS


Acho que foi em um almoço de domingo, em minha casa. Ao acabarmos de orar a Letícia, minha neta por opção, que na época devia ter uns 4 ou 5 anos, e que me chama até hoje de Tô, observou: “O Tô não fechou os olhos para orar”. Para me ver orando de olhos abertos ela também estava.
Por que oramos de olhos fechados?
Jesus também orava de olhos abertos:
“Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste.” (João 11:41)
“Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti,” (João 17:1)
Pode ser que Ele também orasse de olhos fechados, eu acredito que sim, mas temos aí registradas pelo menos duas ocasiões em que nosso Senhor orou de olhos abertos.
Volto a perguntar: por que oramos de olhos fechados? Obviamente para termos uma maior concentração.
Lá no HC-UNICAMP, quando oro com os pacientes, costumo fazê-lo de olhos abertos. Já aconteceu de estarmos orando de olhos fechados e o doente vomitar inesperadamente; ou o inimigo se manifestar; ou entrar alguém da equipe de enfermagem, ou visita. É por essa razão que prefiro estar vendo atentamente o que acontece à nossa volta.
Quando estou em contato com a natureza também gosto de olhar animais, plantas, o céu, o mar ... Tudo me inspira a louvar a Deus.
Eu poderia comentar de alguns que oram com os olhos fechados para dar aos outros uma falsa idéia de espiritualidade, mas como isso não é da minha conta, não o farei.

2 comentários:

  1. Interessante que a oração independe do estado de espírito. Em geral oramos em silêncio, com os olhos fechados, mas também podemos orar em estado de alerta: "Vigiai e orai..." (Mc 14, 38). Eu gosto de orar dirigindo o carro, se eu fechar os olhos...

    Paz,


    PS - gostei da figura, tem tudo que ver com a reflexão.

    ResponderExcluir
  2. pod cre, onde vc arruma essas figuras Chico??
    rsrs

    ResponderExcluir